(Via BRLUX) De acordo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria responde por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.Tamanha representatividade que é fruto do empenho contínuo dos empresários para tornar a indústria nacional competitiva. Nesse aspecto, indústria e sustentabilidade caminham juntas para assegurar a sobrevivência do setor ao longo das gerações.
POR QUE FALAR DE SUSTENTABILIDADE?
Durante muito tempo, esse assunto fazia com que os executivos “torcessem o nariz”. Isso porque, entendia-se que preservar o meio ambiente era, apenas, um custo a mais e que não trazia nenhum retorno para a empresa.
Todavia, a partir do momento em que o conceito de sustentabilidade ganhou relevância, e as pessoas perceberam que isso se tratava de um investimento, a temática passou a dominar as pautas de reuniões e fazer parte do planejamento estratégico das corporações.
Afinal, preservar o meio ambiente é também uma forma de assegurar a existência do próprio negócio ao longo das gerações. Portanto, sustentabilidade é um caminho a ser seguido para garantir a exploração dos recursos naturais, mas pensando em alternativas eficientes para que os mesmos não se esgotem e/ou comprometam a biodiversidade.
SINERGIA INDÚSTRIA E SUSTENTABILIDADE
Hoje em dia, é praticamente impossível pensar em uma atividade industrial que não necessite de recursos naturais, como água, energia e madeira, para garantir sua produção. Também é preciso entender que a razão de existir de uma indústria é fornecer produtos que melhorem a vida das pessoas.
Dessa forma, prejudicar o meio ambiente para realizar isso é, no mínimo, contraditório. É fato que a atividade indústria causa impactos no meio ambiente, variando em grau e intensidade de acordo com o porte, tipo e/ou natureza do empreendimento.
Independentemente disso tudo, cada negócio pode, e deve fazer uma revisão completa de sua cadeia produtiva pensando em como torná-la mais sustentável e minimamente poluente ao planeta. Tudo isso para que as pessoas continuem a usufruir dos produtos, porém, ser prejudicar a qualidade de vida.
INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS
Conduzir esse mapeamento é a primeira etapa para desenvolver alternativas mais eficientes e ecológicas. Além disso, é fundamental olhar para o entorno, cuidando para que resíduos e/ou restos da produção não estejam impactando de forma negativa a comunidade onde a empresa está instalada.
Há diversas iniciativas, no mundo todo, desenvolvidas para impulsionar a sustentabilidade na indústria. Por exemplo, a Eco 92 e a Rio+20, encontros históricos com líderes mundiais debatendo alternativas sustentáveis para o planeta, o Protocolo de Kyoto e o programa Carbono Zero, visando reduzir a emissão de gás carbônico, potencial causador do efeito estufa.
Sustentabilidade e indústria também estão alinhadas no sentido de melhorar a reputação das marcas. Hoje em dia, o consumo consciente ganhou papel de destaque, e as pessoas priorizam comprar produtos de empresas que adotam conceitos da sustentabilidade em sua produção.
Prova disso é o estudo encomendado pela Unilever e realizado pela Europanel, conduzido em cinco países, entre eles o Brasil. De acordo com o mapeamento, 33% dos consumidores preferem marcas que impactem positivamente a sociedade e/ou o meio ambiente. No Brasil, 85% afirmaram que se sentem melhores comprando produtos fabricados de maneira sustentável.
Nesse campo, diversas indústrias já estão implantando programas de reutilização e tratamento de água, equipamentos para filtrar os gases químicos que são expelidos, fontes de energia mais sustentáveis, programas de reciclagem de matéria-prima, entre diversas outras iniciativas. Mostrando que indústria e sustentabilidade podem caminhar juntas em prol de um futuro melhor.
via BRLUX
Texto: Segunda edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons | ![]() |
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