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Manutenção preditiva, preventiva e corretiva de ativos: como identificar

(MAXINST) A manutenção de ativos é um tema recorrente por aqui. Já falamos sobre 7 passos para deixar os processos em dia e como a computação cognitiva pode inovar na área.

Hoje, vamos conversar sobre os diferentes tipos de processos: manutenção preditiva, preventiva e corretiva. Cada uma delas possui sua particularidade e função estratégica na indústria. Confira!

Identificando a manutenção preditiva, preventiva e corretiva

A identificação do tipo de manutenção que deve ser empregada no ativo é muito importante para o planejamento e funcionamento correto da área produtiva.

Esse reconhecimento é tão relevante que toda a área de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) e de Engenharia de Manutenção da empresa precisa ter conhecimento do assunto.

Identificação e aplicação

A identificação do tipo de manutenção a ser empregada no ativo depende da situação. Porém, antes de classificá-la como manutenção preditiva, preventiva e corretiva, precisamos aprender sobre duas outras formas de classificação: a manutenção não planejada e a planejada.

A manutenção não planejada é aquela voltada ao ativo que parou de realizar ou realiza com muita deficiência o trabalho para qual foi projetado originalmente, ou não atende aos parâmetros básicos de funcionamento e operação para entregar um produto ou serviço dentro da qualidade, custo e prazo desejado.

Basicamente, podemos dizer que esse tipo de manutenção é oriunda de uma parada por falha ou quebra que compromete o funcionamento do ativo.

Esse tipo de processo também é caracterizado pela execução da manutenção corretiva emergencial.

A manutenção planejada, por sua vez, é aquela em que são identificados os sintomas dos ativos para resolvê-los antes que haja uma falha. Nesses casos, o ativo é liberado para a realização de manutenção em comum acordo entre os setores de produção e operação, e a área de manutenção. Esse processo é caracterizado pelas seguintes técnicas:

Manutenção Preventiva Programada;
Inspeção Preventiva;
Inspeção Preditiva;
Inspeção Sensitiva;
Manutenção Corretiva Planejada;
Manutenção de Melhorias.

Classificação do Ativo

Para saber que tipo de manutenção realizar, as equipes também devem ser capazes de estabelecer uma estratégia de manutenção a ser adotada. Esse processo deve ser feito de acordo com a Classificação do Ativo para a aplicação do Plano de Manutenção.

A classificação é feita através de um questionário que envolve as seguintes áreas:

Produtiva/Operacional;

Manutenção;

Qualidade;

Segurança;

Meio ambiente.

Uma nota de classificação para os ativos deve ser estabelecida, conforme o exemplo:

Classe C – Até 11 pontos: Aplicação somente de Manutenção Corretiva Emergencial

Classe B – Entre 12 e 20 Pontos: Aplicação de Inspeção Preventiva e Corretiva Planejada, Manutenção Preventiva Programada e Controle de Peças Sobressalentes.

Classe A – Acima de 20 pontos: Todas as Técnicas da Classe C e B, além da Inspeção Preditiva (Monitoramento e Condições) e Corretiva Planejada, Inspeção Sensitiva e Melhorias.

Com a classificação do ativo feita e com a melhor estratégia elaborada, é hora de aplicar a técnica de manutenção adequada para o momento.

Falamos a seguir da manutenção preditiva, preventiva e corretiva, citando as especificidades de cada uma.

Manutenção preditiva

Também conhecida como manutenção baseada em condições, a manutenção preditiva tem como objetivo a redução da aplicação de manutenções corretiva e preventiva, uma vez que pode prever a falha ou a quebra do ativo.

Ela é realizada através de:

Inspeções em campo, como Análise de Selo ou Ferrografia;
Monitoramento online de informações como temperatura, pressão e vibração.

Nesse segundo processo, após a coleta dos dados, eles analisados e comparados com parâmetros aceitáveis de funcionamento e operação do ativo.

Manutenção preventiva

Esse tipo de manutenção segue um plano de trabalho de acordo com critérios técnicos definidos. O plano deve levar em consideração fatores como:

Histórico;
Recomendações técnicas do fabricante;
Experiência da equipe com as falhas do ativo;
Análises de falha e confiabilidade, entre outros.

A manutenção preventiva deve ser realizada em intervalos de tempo definidos, visando evitar uma possível parada não programada do ativo.

Manutenção corretiva

Os processos da manutenção corretiva devem ser realizados quando o ativo está com funcionamento precário que afeta a sua operação, sendo essa uma parada não prevista. O objetivo deste tipo de manutenção é recolocar o ativo em operação o mais rápido possível com suas condições de trabalho requeridas para não afetar os meios de produção e operação.

Como podemos perceber, conhecer os tipos de processos e saber diferenciar entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva, além de planejada e não planejada, faz toda a diferença no dia a dia da indústria.

Com essas informações em mente, é possível elaborar de forma correta os planos de trabalho e organizar a produção e operação de forma produtiva, mais econômica e eficaz. Vale lembrar que o uso de soluções tecnológicas para gestão de ativos podem ser de grande auxílio nessas dinâmica.

Entre em contato com a Maxinst e saiba mais!

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Texto: Segunda edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons {japopup type="ajax" content="https://www.revistamanutencao.com.br/licenca/by-sa.html" width="800" height="600"}{/japopup}
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