Áreas classificadas são locais com riscos de Explosão e por isso o uso de ferramentas precisam ter certificação comprovando que suas aplicações não causem nenhum tipo de acidentes.
Exigir sempre a certificação ATEX é uma forma de executar suas atividades com segurança nesses ambientes.
As áreas classificadas são divididas em zonas que vão de 0 a 2 (para gases e vapores) e de 20 a 22 (para poeiras e fibras). Essas codificações diferenciam as áreas classificadas, no que diz respeito à natureza e frequência.
Conheça a descrição de cada zona:
Para gases e vapores:
Zona 0: área onde a formação de mistura explosiva é existente por longos períodos ou é contínua.
Zona 1: área onde a formação de mistura explosiva pode acontecer de maneira esporádica, em condições normais de operação e realização de atividades.
Zona 2: área onde a formação de mistura explosiva é pouco provável ou acontece em curtos períodos, em condições anormais de operação e realização de atividades.
Para poeiras e fibras combustíveis
Zona 20: local onde a nuvem de poeira potencialmente explosiva é constante ou se faz presente por longos períodos.
Zona 21: local onde a nuvem de poeira potencialmente explosiva é esporádica em condições normais de operação e realização de atividades.
Zona 22: local onde a nuvem de poeira potencialmente explosiva é pouco provável ou acontece em curtos períodos, em condições anormais de operação e realização de atividades.