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As classes de folgas radiais são uma medida do espaço livre existente entre as superfícies de rolamento e os componentes internos de um rolamento. Elas são essenciais para garantir que o rolamento possa funcionar de maneira adequada e suave, minimizando o desgaste e prolongando sua vida útil.

folgas radiais

Existem várias classes de folgas radiais que são utilizadas em rolamentos, sendo as mais comuns a folga, C1, C2, C3, C4 e C5. Cada uma dessas classes possui um tamanho específico de folga que é necessário para garantir um bom desempenho do rolamento.

As folgas C1 e C2 são as menores e utilizadas em aplicações com cargas leves com operações intermitentes, ou seja, o fator da dilatação térmica é reduzido. Outra característica importante é a baixa geração de ruído. Locais como hospitais e motores de equipamentos domésticos são algumas aplicações, onde essas folgas aparecem.

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 folgas c1 c2

 

Na C3 seus equipamentos operam em rotações altas ou temperatura elevada. Ela é muito utilizada em motores, bombas, redutores, ventiladores e exaustores.

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A classe de folga C4, maior que a anterior, é recomendada para equipamentos com alta rotação, sujeitos a vibrações excessivas e temperatura elevada, como: peneiras vibratórias, motovibradores e motores de locomotivas.  

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folga c4

Por fim, na folga C5, a maior disponível, onde existe o maior espaço livre possível entre as superfícies de rolamento e os componentes internos do rolamento. Essa classe de folga é usada em aplicações de alta temperatura ou cargas extremamente pesadas, onde a deformação do material é muito grande.

Ficou claro que quanto maior a temperatura, maior a folga.  Em resumo, a escolha da classe de folga radial apropriada é crucial para garantir o desempenho adequado do rolamento em diversas aplicações. É importante considerar as condições de carga, velocidade e temperatura em que o rolamento será utilizado para selecionar a classe de folga que melhor se adequa à aplicação.

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Referencias Bibliográficas

ALMEIDA, Isac Barbosa. Análise de falhas em rolamentos por análise de vibração aplicado a aerogeradores. Natal, RN: 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.

BIRD, John. Basic engineering mathematics. [s. L]: Elsevier, 2010. 337 p.

FENG, Z.; ZUO, M.J. Fault diagnosis of planetary gearboxes via torsional vibration signal analysis. Mechanical Systems and Signal Processing, v. 36, p. 401-421, 2013.

SIMÕES, Rodrigo de Araújo. Análise de mancais radiais de três lóbulos lubrificados a gás utilizando procedimento de elementos finitos. Belo Horizonte, MG: 2017. 68 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.

SARAIVA, F. Tipos de Rolamentos e como funcionam. Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/3524-tipos-de-rolamentos-e-como-funcionam/>. 


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