Três livros sobre MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE que todo profissional da área deve ler

Três livros sobre MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE que todo profissional da área deve ler

Desde a primeira Revolução Industrial a manutenção vem adquirindo importância estratégica nas empresas, devido a necessidade de garantir confiabilidade e segurança dos ativos, mas foi somente a partir da terceira Revolução Industrial que ela passou a contar com uma metodologia específica para elevar e garantir a confiabilidade e segurança dos processos, foi quando surgiu a Manutenção Centrada e Confibilidade (MCC), também conhecida como Reliability Centered Maintenance (RCM) impulsionada pelo aumento da complexibilidade das aeronaves e da quantidade de passageiros que elas passaram a transportar no iníco da década de sessenta (60).

A primeira aplicação da metodologia RCM ocorreu em aeronaves modelo 747 da Boeing e devido ao sucesso no aumento da confiabildiade e segurança das aeronaves, consagrou-se a partir de mil novecentos e setenta e oito (1978) como uma das melhores práticas de mercado na elaboração de estratégias para manutenção.

Dentre as principais ferramentas de confiabilidade, destacam-se as seguintes: 

Failure Mode, Effects an Criticality Analysis (FEMECA) Análise de Modo, Efeito e Criticidade da Falha (AMECF)
Failure Mode and Effects Analysis (FEMEA) Análise de Modo e Efeito da Falha (AMEF)
Root Cause Failure Analysis (RCFA) Análise da Causa Raiz da Falha (ACRF)
Fault Tree Analysis (FTA) Análise da Árvore da Falha (AAF)
Reliability Block Diagram (RBD) Análise do Diagrama de Blocos (ADB)
Análise Estatística da Falha (WEIBULL) Análise Estatística da Falha (WEIBULL)

Dada a importância do assunto para estudantes e profissionais que atuam com manutenção, segue abaixo uma relação com três livros sobre Confiabilidade recomendados para todo Gestor de Manutenção e até mesmo para planejadores, programadores e analistas que são os profissionais responsáveis por implantar e manter a metodologia nas empresas:

1 - Manutenção Centrada em Confiabilidade - Manual Prático de Implementação - Iony P. de Siqueira

41FzTfa15KL._SX363_BO1,204,203,200_ Três livros sobre MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção COMPRAR

O autor apresenta um passo-a-passo de como implementar técnicas de manutenção centrada na confiabilidade. O livro, escrito em uma linguagem clara, mas sem esquecer da matemática e das técnicas de probabilidade, apresenta ao leitor como as técnicas de MCC (manutenção centrada na confiabilidade) estão se tornando uma ferramenta de grande valor no setor industrial brasileiro. O autor aproveita toda a sua experiência profissional em um guia, tanto para alunos dos cursos de graduação em Engenharia, como para o engenheiro de manutenção em exercício.

 

 

 2 - Confiabilidade e Manutenção Industrial - Flávio S. Fogliato e Jorge Luis D. Ribeiro

51Sw0eOQItL._SX351_BO1,204,203,200_ Três livros sobre MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção COMPRARir?t=manutencao09-20&l=am2&o=33&a=8541400379 Três livros sobre MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção

O presente livro trata da Engenharia de Confiabilidade que tem como objetivo adequar a produção da indústria aos padrões dos mercados e a normas de qualidade, fornecendo o referencial teórico para esse processo de melhoria. O diferencial de Confiabilidade e manutenção industrial é tratar a confiabilidade do ponto de vista quantitativo, baseado na modelagem estatística de dados, e não qualitativo como os outros livros sobre o tema.

Flávio S. Fogliatto é professor do departamento de Engenharia de Produção da UFRGS com mestrado na UFRGS, doutorado na universidade de Rutgers e pós-doutorado no CNAM, na França. José Luis Duarte Ribeiro é engenheiro civil pela UFRGS, mestre e doutor pela mesma instituição e pós-doutor pela Rutgers Universidade.

 
3 - Dicionario de Termos de Manutencao, Confiabilidade e Qualidade - Gil Branco Filho

41f%2BzxBJ%2BGL._SX344_BO1,204,203,200_ Três livros sobre MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção COMPRAR

Esta terceira edição é uma evolução natural, ocorrida ao longo de oito anos, da edição de 1996 (revisada em 2000). Foram incorporados diversos termos e siglas que fazem parte do uso corrente, enquanto mantiveram-se algumas palavras tradicionais ou menos usadas. Este dicionário é estruturado de acordo com a seguinte seqüência de partes, todas em ordem alfabética:Parte 1: Termos em português e inglês. Parte 2: Termos em castelhano. Anexo I: Siglas das sociedades e associações de manutenção filiadas à EFNMS e à FIM, além de outras associações conhecidas. Anexo II: Sugestão de montagem de sistemas mnemônicos para indicadores e índices de manutenções, já usados e aprovados por várias empresas, associações e sociedades no Brasil. Anexo III: Termos em castelhano e seus equivalentes em português. Anexo IV: Termos em português e seus equivalentes em castelhano.

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons {japopup type="ajax" content="http://www.revistamanutencao.com.br/licenca/by-sa.html" width="800" height="600"}{/japopup}
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Livros disponibilizada por Freepik sob licença gratuita com atribuição
Fauzi Mendonça

Engenheiro em Eletrônica

Especializações

Manutenção e Confiabilidade

Redes sociais

Fundador, Diretor Editorial e Colunista da Revista Manutenção, escreve regularmente sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano da Engenharia, Confiabilidade, Gestão de Ativos e Manutenção.

Desenvolvedor Web e Webdesigner, é responsável pelo design, layout, diagramação, identidade visual e logomarca da Revista Manutenção.

Profissional graduado em Engenharia Eletrônica com ênfase em automação e controle industrial, pós graduado em Engenharia de Manutenção, pela Faculdade Anhanguera de Tecnologia (FAT) de São Bernardo e em Engenharia de Confiabilidade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Profissional atua há mais de vinte (20) anos com Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, onde edificou carreira profissional como Técnico, Programador, Planejador, Analista e Coordenador de PCM.