A empresa especializada em plásticos está expandindo a sua gama de porcas de avanço rápido feitas com polímero de alto desempenho iglidur E7 isento de manutenção.
Ajuste seguro, rápido e silencioso – são esses os requisitos impostos aos módulos de porcas de avanço. Por esse motivo, a igus agora expandiu a sua gama de porcas para fusos para movimentação com o material iglidur E7 para fusos trapezoidais e de passo rápido. Eles são caracterizados pelo seu funcionamento suave, com baixas vibrações, cargas reduzidas e alta velocidade. Com os seus materiais e geometrias compatíveis, as novas porcas para fusos de movimentação e a tecnologia de rosca avanço rápido patenteada dryspin da igus proporcionam um acionamento linear otimizado.
No cotidiano, os fusos de avanço trapezoidais e de passo rápido podem ser encontrados por todo o lado, por exemplo, em lentes de câmaras, bem como em portas de trens. São usados onde é necessário um ajuste preciso. As unidades de fuso são habitualmente compostas por dois componentes: o fuso e a porca associada. Mediante altas velocidades dos fusos , as porcas feitas de plásticos padrão ou alternativas metálicas muitas vezes atingem os seus limites. Como consequência, surgem vibrações e ruído. Por esse motivo, a igus, empresa especializada em motion plastics, acrescentou o material iglidur E7 à sua gama de porcas para fusos trapezoidais e de passo rápido. As porcas foram especialmente concebidas para aplicações de alta velocidade, com cargas reduzidas e espaços de instalação pequenos. Portanto, são ideais para a utilização em, por exemplo, máquinas de café totalmente automáticas, impressoras 3D ou até mesmo na tecnologia de laboratório.
Material suave que assegura um funcionamento silencioso em alta velocidade
A nova porca para fusos iglidur E7 é feita de um polímero de alto desempenho mais suave, que incorpora lubrificantes sólidos de forma permanente. Por isso, não são necessários lubrificantes externos, como óleos e massas lubrificantes. O novo material reduz o ruído, agindo simultaneamente como um dispositivo amortecedor de vibrações, além de apresentar uma vida útil longa comprovada pelo laboratório de testes da igus. O teste interno de comparação de desgaste entre o iglidur E7 e o material padrão da igus para porcas demonstrou que, em 135 rotações por minuto e com uma carga de 100 newtons, a porca de iglidur E7 apresenta uma resistência ao desgaste quatro vezes superior em um fuso de avanço rápido e 19 vezes superior em um fuso trapezoidal.
Tecnologia dryspin patenteada permite maior eficiência
Além do desenvolvimento de porcas feitas de plásticos de alto desempenho, a igus apresenta a "dryspin", uma gama de avanço rápido otimizada e patenteada, adaptada às porcas para fusos da igus. As características especiais da tecnologia dryspin são o ângulo de flanco plano, uma geometria assimétrica e os flancos dos dentes arredondados. Estes asseguram uma maior eficiência e uma operação silenciosa com baixo atrito. Com a ajuda da prática ferramenta online "Especialista em parafusos de avanço" da igus, o utilizador pode montar o acionamento linear adequado, incluindo a porca, com apenas alguns cliques e encomendá-lo na hora.