A aplicação de torque preciso em parafusos é muito importante para obtenção de juntas de aparafusamento eficientes. Afinal, toda junta de aparafusamento pode sofrer reações externas como vibração, impacto, variação térmica entre outros fatores. As consequências de um torque inadequado pode resultar em danos a ativos, máquinas, equipamentos, no próprio elemento de fixação (parafuso) assim como pode causar acidentes durante a manutenção e operação.
Uma das maneiras mais comuns e eficientes para manter essa conexões bem ajustadas, mesmo com tantos fatores externos, é através de parafusos e suas características elásticas.
Para entendermos melhor, basta olharmos para o corpo do parafuso como se ele fosse uma “Mola”. Sendo assim, cada fator externo que tentar afastar essas conexões será reduzido ou eliminado pelo parafuso ou “Mola”, e ele irá novamente aproximá-las.
Portanto, a maneira mais adequada de manter as características de “Mola” de um parafuso, é torqueando ele conforme suas caracteríticas mecânicas, fazendo uso da elasticidade presente na liga de aço. Abaixo podemos verificar o gráfico de tensão x deformação de um aço identificando também as zonas de “Deformação Elástica” e “Deformação Plástica”.
Dessa maneira, recomenda-se investir na capacitação e em equipamentos que certifiquem a confiabilidade do processo de manutenção, garantindo além do torque adequado, segurança, ergonomia e produtividade a todos os envolvidos. #MARRETAZERO