Os rebocadores de apoio portuário são embarcações de tamanho reduzido e alta potência instalada, dispondo de grande capacidade de manobra, fortes características de estanqueidade e alta força de tração. Estas embarcações normalmente são destinadas ao auxílio de navios, principalmente em áreas de navegação restrita como um interior de porto ou uma bacia de evolução.
A força de tração estática é um dos aspectos mais importantes de um rebocador (em inglês, bollard pull). O Bollard Pull pode ser considerado como a força de reboque de um rebocador, ou seja, a tração imposta ao cabo de reboque medida em toneladas.
Este é um dos principais indicadores de desempenho deste tipo de embarcação, sendo também um dos critérios de classificação de um rebocador.
O certificado de tração estática emitido no teste de Bollard Pull, é obrigatório em todo rebocador com potência propulsora instalada superior a 300 HP, de acordo com as Normas da Autoridade Marítima do Brasil.
O Teste de Tração Estática (TTE) ou Bollard Pull Test é realizado para determinar a tração estática máxima que um rebocador poderá dispor em condição de trabalho. O teste consiste em passar um cabo e uma célula de carga entre um cabeço no cais e o rebocador, com o Comandante do rebocador aplicando a potência do rebocador gradativamente até o máximo. Dessa forma, é possível registrar a potência de tração (em toneladas) nas diferentes condições de potência dos motores.
Respondendo à chegada de navios cada vez maiores, armadores de rebocadores estão sempre subindo o degrau do Bollard Pull, disponibilizando rebocadores cada vez mais potentes nos portos brasileiros e mundiais.
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Texto: 1ª Edição publicada na Revista Manutenção sob licença CC BY-SA | ![]() |
IMAGEM disponibilizadas pelo Bruno sob licensa Creative Commons BY-SA