Cores capacetes
Cores capacetes

Qual é a cor correta do capacete de segurança para cada profissional da indústria?

A cor é uma característica muito utilizada em uniformes e EPIs, para facilitar o processo de identificação e classificação de cada profissional na indústria, porém, este assunto é controverso e deve ser debatido amplamente para que se obtenha uma convenção acerca da padronização das cores dos capacetes de segurança.

Como trata-se de uma característica não normatizada, cada segmento da indústria ou empresa se responsabiliza por estabelecer uma convenção interna, que determina e regulamenta as cores dos EPIs e uniformes a serem utilizadas e o que elas representarão, por este motivo há muitas informações controversas sobre esse assunto, principalmente na internet, uma vez que tais convenções, são elaboradas de acordo com o contexto em que são aplicadas.

É evidente que a convenção estabelecida para a construção civil é a mais difundida, mas não é única, contudo quando se trata de um ambiente indústrial, a convenção é ainda mais complexa e confusa, devido a quantidade de classificações possíveis e a inexistência de uma regulamentação prevista em norma.

Considerando que ainda não há um consenso sobre a correta aplicação das cores nos capacetes utilizados na indústria, o mais sensato a se fazer é:

  • Deixar que o pessoal da segurança do trabalho defina o tipo, modelo e os requisitos que os capacetes devem ter.
  • Convencionar entre as áreas interessadas (Engenharia, Manutenção, Produção, Operação e Segurança do Tabalho) as cores que serão utilziadas e o que elas representarão.
  • Após determinada a convenção interna é necessário dar publicidade a ela.

No contexto da Engenharia e Manutenção, cabe aos gestores e profissionais de Planejamento, Programação e Controle determinar como este recurso será utilizado, através de consenso e homologar junto ao pessoal da segurança do trabalho, uma vez que as possibilidades de aplicação das cores são diversas e geralmente a segurança do trabalho utiliza a favor dela este recurso, para definir técnicos em segurança, bombeiros, brigadistas e cipeiros, simpelsmente porque a Engenharia e Manutenção não se propõe a discutir outras funções para a identificação visual de profissioanais.

  • Determinar a equipe (Parada de manutenção, preventiva, preditiva, corretiva, inspeção e etc...)
  • Determinar a origem da mão de obra (Própria, Terceirizada e etc...)
  • Determinar a função do profissional (Engenheiro, Mecânico, Eletricista, Instrumentista, Serralheiro, Caldereiro, Encanador, Soldador, Torneiro e etc...)
  • Determinar a oficina (equipe) a que pertence cada profissional (Central, Campo I, Campo II, Predial e etc...)

Enfim, padronizar a utilização de cores, pode e deve ser um recurso amplamente utilizado no ambiente industrial, como forma de facilitar não só a comunicação visual entre profissionais, assim como, para estabelecer uma forma de organização que facilite o dia a dia da manutenção, porém, mais importante ainda é que se utilize o sistema de cores de Munsell, para padronizar as cores e evitar variedades e variações de cores que possam causar confusão e desentendimentos.

Fauzi Mendonça

Engenheiro em Eletrônica

Especializações

Manutenção e Confiabilidade

Redes sociais

Fundador, Diretor Editorial e Colunista da Revista Manutenção, escreve regularmente sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano da Engenharia, Confiabilidade, Gestão de Ativos e Manutenção.

Desenvolvedor Web e Webdesigner, é responsável pelo design, layout, diagramação, identidade visual e logomarca da Revista Manutenção.

Profissional graduado em Engenharia Eletrônica com ênfase em automação e controle industrial, pós graduado em Engenharia de Manutenção, pela Faculdade Anhanguera de Tecnologia (FAT) de São Bernardo e em Engenharia de Confiabilidade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Profissional atua há mais de vinte (20) anos com Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, onde edificou carreira profissional como Técnico, Programador, Planejador, Analista e Coordenador de PCM.


loading Qual é a cor correta do capacete de segurança para cada profissional da indústria? - Revista Manutenção Não há mais arquivos para exibir