ABM Week
ABM Week disponibilizada por ABM Brasil via Press Release

White Martins apresenta cases de inovação e produtividade para o setor de siderurgia e metalurgia

São Paulo, 02 a 04 de outubro de 2018. A White Martins, líder do setor de gases industriais e medicinais no Brasil, apresenta na 4ª edição da ABM Week projetos inovadores desenvolvidos para o setor de siderurgia e metalurgia. Os trabalhos que serão apresentados trazem melhorias no processo, eficiência na produção, ganhos ambientais, segurança e redução de custo. “Temos uma relação de longa data com este setor e o compromisso de desenvolver sempre as melhores e mais inovadoras soluções para contribuir para o desenvolvimento e melhoria operacional das indústrias siderúrgicas e metalúrgicas. A ABM Week é o maior evento técnico-científico da América Latina neste segmento e uma oportunidade única para a troca de expertise, exposição de tendências e práticas, além de apresentação de estudos e geração de novos negócios”, afirma Pedro Zagury, gerente de Tecnologias e Aplicações da White Martins.

Cases de sucesso que serão apresentados no evento:

Controle do pH da água utilizada no processo de cura da escória em pátio siderúrgico: O processo de cura da escória de alto-forno é determinante para sua posterior utilização. O sucesso desta operação possibilita que seja feita um controle volumétrico da estrutura e uma confiabilidade maior da operação como um todo. O objetivo deste trabalho é mostrar as vantagens da utilização do CO2 no processo de correção do pH da água, em substituição aos ácidos minerais usualmente utilizados durante o processo de cura. Por ser um produto de fácil controle de dosagem e de armazenamento, o dióxido de carbono traz mais segurança à operação e, dependendo da quantidade utilizada, pode gerar também redução de custo. Além disso, esta é uma solução mais sustentável e ambientalmente correta, já que, a água, após ser tratada, poderá ser reutilizada ou descartada sem poluir o meio ambiente. João Paulo Silva, gerente de Aplicações e Processos da White Martins, será responsável pela apresentação em 04 de outubro, às 11h05, na sala 6.

Queimador oxicombustível Optifire Fluidic Burner para chamas multidirecionais:

A tecnologia que será apresentada produz uma chama concentrada, direcional e com alta potência. Pioneira no Brasil, a técnica traz benefícios como ganho de produtividade, melhor eficiência energética, redução do custo e do consumo de energia elétrica e a diminuição do power on e do power off das corridas. Seu diferencial está na direção da chama que pode ser modificada sem qualquer movimento físico do queimador e sem partes móveis. O case será apresentado pelo engenheiro químico Vitor Hugo Zanotelli, gerente de Aplicações e Processos da White Martins, no dia 03 de outubro de 2018, às 09h50, sala 06.

Sistema de análise de imagem para controle de combustão:

As perdas de energia e as emissões de gases são um desafio para as fundições de alumínio secundário. Com o sistema de análise de imagem OPTIVIEW ™ da Praxair, é possível automatizar o controle de combustão nos fornos rotativos basculantes de alumínio (TRFs).

Com o monitoramento de chama em tempo real, o sistema minimiza a ocorrência de alta concentração de Monóxido de Carbono (CO), pois detecta a presença deste gás entre os gases da chaminé e injeta, se necessário, oxigênio, para assim evitar a emissão de CO no ambiente. Este mesmo sistema pode ser usado em outros tipos de fornos como, por exemplo, forno a arco elétrico (EAF). O trabalho será apresentado por Tiago Costa, gerente de Aplicações e Processos da White Martins, no dia 3, às 11h30, na sala 11.

Estudo para aumento de enriquecimento de oxigênio em processos siderúrgicos:

O objetivo dessa palestra é demonstrar padrões e ferramentas disponíveis para avaliar a melhor forma de aplicação do oxigênio, garantindo segurança e eficiência aos processos siderúrgicos. O estudo irá mostrar que através de simulações em ambiente digital é possível avaliar parâmetros de velocidade e concentração do oxigênio ao longo de trechos críticos de tubulação e garantir a segurança na operação, produtividade e redução de custos operacionais. Pablo Gama, gerente de Aplicações e Processos da White Martins, apresentará o case, às 09h50 do dia 04 de outubro, na sala 6.

Sistemas de aquecimento de panelas Oxicombustão: Ao aplicar oxigênio puro no processo de combustão dos aquecedores de panelas, este sistema pode reduzir em até 50% o consumo de combustível. Outros benefícios também podem ser observados, como reduções nas perdas de temperatura do aço líquido transportado nas panelas, aumento da vida útil dos refratários das panelas e melhor encharque do revestimento. Seus queimadores - com design próprio da White Martins - permitem maior homogeneidade do aquecimento. Esse processo segue os mais rígidos padrões internacionais de segurança, sem gerar qualquer impacto para a integridade das panelas e seus revestimentos. Enderson Gomes, gerente de Aplicações e Processos, apresentará o case às 15h40h, dia 03 de outubro, na área de exposição, Piso Térreo (Pôster).

Sobre a White Martins

Reconhecida como uma empresa sólida, inovadora e de alto padrão tecnológico, a White Martins está presente em todas as regiões do Brasil há mais de cem anos e representa na América do Sul a Praxair, multinacional presente em mais de 50 países e uma das maiores empresas de gases industriais e medicinais do mundo, além de ser a única do setor a fazer parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade desde 2003. Acompanhe as novidades da empresa no site https://www.praxair.com.br/ ou no Linkedin, embit.ly/linkedinwm.

Serviço:

De 02 a 04 de outubro

Evento: ABM Week

Local: Centro de Convenções Pro Magno (Rua Samaritá, 230 - Casa Verde, São Paulo)

Mais informações: https://abmweek.com.br/

via IN PRESS
IN PRESS

 
Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.


loading White Martins apresenta cases de inovação e produtividade para o setor de siderurgia e metalurgia - Revista Manutenção Não há mais arquivos para exibir