Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Anunciantes
Revista Manutenção EDU

Tractian Gestão de Ativos

IGUR do Brasil

ENGETAG Consultoria

Midia Kit

Proposto pelo senador Wilder Morais (PP/GO), o Projeto de Lei n° 171, de 2018, que tramita no Congresso Nacional, regulamenta normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, como por exemplo, a elaboração e atribuição de manual de operação, uso e manutenção e de plano de manutenção para obras públicas.

Altera a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que “regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências”, para prever a elaboração de manual de operação, uso e manutenção e de plano de manutenção de obras públicas.

Segundo o autor do projeto há necessidade de regulamentar a manutenção de obras, para evitar que ela seja negligenciada, e ainda destaca que o custo de eventuais manutenções corretivas, geralmente emergenciais e frequentemente realizadas sob forte pressão da opinião pública, superam muito os custos de intervenções preventivas, além de enfatizar a importância da manutenção no que se refere a segurança.

  A Lei de Licitações omite-se quanto à necessidade de adequada manutenção das obras. Por isto, são raros os casos em que a administração pública conduz um programa sério e consistente de inspeção e acompanhamento das condições de funcionalidade e segurança das construções, sejam elas edificações, obras de arte especiais, pavimentos e galerias de águas pluviais, apenas para citar uns poucos exemplos.

Senador Wilder Morais, 2018

Na justificativa, o Senador Wider cita o desperdício de dinheiro público, com obras mal-acabadas, ou finalizadas ás pressas, com fins eleitorais, que acabam gerando um ciclo vicioso que fomenta o desperdício e o desvio de recursos públicos.

  Isto precisa mudar. Este projeto visa determinar que toda obra pública seja acompanhada por um plano de manutenção preventiva de modo a preservar o patrimônio dos brasileiros.

Senador Wilder Morais, 2018

Confira o Projeto de Lei na íntegra:

 Projeto de Lei do Senado n° 171, de 2018 

Divulgado pelo Congresso Nacional

No momento da publicação desta notícia, o CREA-SP foi consultado acerca da necessidade e viabilidade do Projeto de Projeto de Lei do Senado n° 171, de 2018, e quais providências a instituição já realizou ou ainda pretende realizar com relação a propositura que tramita atualmente no Senado da República, para facilitar a compreensão do ponto de vista da respeitada entidade de classe, com relação ao que foi proposto pelo senador da república.


COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE

Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
redacao Projeto de LEI propõe plano de manutenção preventiva para obras públicas - Revista Manutenção
Redação
Nome: Redação
Website: http://www.revistamanutencao.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Editores, redatores e revisores


   Redes sociais: 
Linkedin
 
Facebook
 
Google+
 
Youtube
 
Twitter
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, assim como na gestão de ativos, recursos e serviços.

MISSÃO, VISÃO E VALORES:

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão citada acima e com os valores pormenorizados no seguinte documento: Institucional.html


 

Última edição

Edições anteriores

Literatura Técnica

<

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE