A Bracell se prepara para passar ao estágio de execução com o projeto de seu novo complexo industrial no Mato Grosso do Sul. A empresa, que atua no setor de celulose, avalia há mais de um ano instalar uma fábrica no estado.
De lá para cá vários estudos foram feitos e até a cidade onde a empresa planejava inicialmente se instalar foi mudada. No início do projeto, a Bracell pensava se instalar em Água Clara (MS), mas acabou optando por Bataguassu, no mesmo estado.
Agora em dezembro, o Conselho de Controle Ambiental do Mato Grosso do Sul aprovou a Licença Prévia para construção da fábrica.
O Imasul também deve aprovar a licença de instalação até o final de fevereiro, o que dará sinal verde para as obras de implantação da fábrica.
Complexos gigantes demandam investimentos gigantes e esse não é diferente: a Bracell irá aplicar um investimento de R$ 16 bilhões.
A planta será construída a cerca de nove quilômetros do centro urbano de Bataguassu, às margens da BR-267. Durante a fase de obras, calcula-se que serão geradas cerca de 12 mil oportunidades de trabalho e mais 2 mil oportunidade fixas de trabalho quando o complexo entrar em atividade.
A fábrica deverá consumir anualmente 12 milhões de metros cúbicos de eucalipto e empregar sistemas de cogeração elétrica com o uso de caldeiras de recuperação, caldeiras de biomassa e turbogeradores com capacidade de 462MW.
A Bracell é uma empresa que conta com sistemas de manutenção bastante eficientes. A empresa utiliza em sua planta instalada em Lençóis Paulistas o sistema CMMS da Tractian, que permite gerenciar os ativos com mais visibilidade e automatizar indicadores de manutenção.
Com isso a empresa pode planejar atividades de manutenção de forma mais estratégica.
Quando estiver pronta, a nova fábrica da Bracell em Bataguassu deverá ser capaz de produzir anualmente 2,92 milhões de toneladas de celulose kraft (usada na produção de papéis) na Composição A e celulose solúvel na Composição B.
Créditos ás fontes:
https://portalcelulose.com.br/bracell-realiza-parada-geral-2025-em-lencois-paulista/