A multinacional finlandesa Munksjö, referência global no setor de papéis decorativos, concluiu há alguns meses o projeto de modernização industrial que estava realizando na sua fábrica de Caieiras, na região metropolitana de São Paulo.
Inicialmente, a empresa planejava investir 175 milhões de reais, mas esse valor foi atualizado até o final do projeto e atingiu a casa dos R$ 190 milhões de reais.
Batizado de ExpanDecor, o escopo do projeto envolveu atividades complementares, incluindo obras civis e de infraestrutura, para preparar a fábrica de Caieiras para a conversão de uma máquina PM7. Ela foi convertida para trabalhar com cores sólidas e papéis para impressão, usados em superfícies decorativas para móveis e pisos laminados.
Com isso, a máquina agora é capaz de produzir rolos jumbo de papéis para impressão (PBP), papéis laminados de baixa pressão (LPL) e papéis laminados de alta pressão (HPL).
A empresa também tem investido em sistemas de análise de condição de equipamentos, utilizando soluções fornecidas pela Tractian para empregar sistemas de inteligência que auxiliam as equipes de manutenção.
Agora que o projeto foi concluído a multinacional multiplicou por dois a capacidade produtiva da planta de Caieiras, reforçando a sua liderança na produção de papéis decorativos e no atendimento, tanto do mercado nacional como de outros mercados como Argentina, Chile, Peru e México.
Créditos às fontes:
https://newspulpaper.com/munksjo-inaugura-expansao-do-projeto-expandecor/