Porta automática
Porta automática disponibilizada por Freepik sob licença gratuita com atribuição

O projeto e a manutenção de portas automáticas devem seguir requisitos das normas

Os mais diversos projetos de arquitetura utilizam as portas automáticas devido a beleza, praticidade e facilidade de acesso. Contudo, para que elas tenham um bom desempenho é necessário observar as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através de dois documentos elaborados pela Comissão de Estudo Especial de Portas Automáticas (ABNT/CEE-107), responsável pela normatização para sistemas com portas automáticas acionadas por sensor ou por comando manual.

A ABNT NBR 15202: 2006 - Sistemas de portas automáticas é a norma que estabelece os requisitos para o bom desempenho de sistemas com portas automáticas de uso para pedestre e tráfego de pequenos veículos, que visa garantir operacionalidade com segurança e durabilidade.

ABNT NBR 16025: 2012 - Sistemas de portas automáticas é a norma que estabelece os requisitos e métodos de ensaio dos componentes de portas automáticas deslizantes horizontais (retas e curvas), para batentes e portas utilizadas em saídas de emergência para pedestres.

Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (ABRAVIDRO), responsável pel Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037), quando o projeto utiliza portas de vidro, deve-se utilizar apenas material de segurança (vidros temperados ou laminados).

Quando esquadrias são utilizadas no projeto, é necessário atender às especificações da ABNT NBR 10821 - Esquadrias para edificações, que é a norma técnica, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Esquadrias (ABNT/CEE-191). Confira:

Nestes casos, a ABRAVIDRO recomenda que:

  1. Esquadrias de alumínio precisam ser anodizadas ou protegidas por pintura eletrostática;

  2. Esquadrias de aço carbono ou ligas de aço e cobre devem ser galvanizadas ou receber pintura ou tratamento que as protejam contra corrosão;

  3. As esquadrias escolhidas devem ser aprovadas em ensaios de desempenho acústico, penetração de ar, estanqueidade à água, além de resistência a cargas uniformemente distribuídas e às operações de manuseio.

Com relação à manutenção de portas automáticas, a redação consultou um Engenheiro em Eletrônica com ênfase em automação e controle industrial, especialista em manutenção, que fez a seguinte recomendação:

  É importante informar que ao realizar a manutenção de portas automáticas, deve-se considerar os requisitos pormenorizados nas normas relacionadas, tendo em vista a necessidade de garantir os parâmetros adequados de operacionalidade, durabilidade e segurança, estabelecidos pelos especialistas que participaram da comissão especial de elaboração, e que a substituíção de componentes ou peças originais, por paralelas, mesmo que equivalentes, ou a realização de adaptações técnicas, sem a supervisão de um especialista, pode comprometer o projeto e consequentemente colocar pessoas (profissionais e usuários) em risco.

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.