Grupo Maratá anuncia projetos de novas fábricas no nordeste

Grupo Maratá anuncia projetos de novas fábricas no nordeste

No final de agosto, o grupo Maratá (conhecido pela sua atuação no setor de alimentos), anunciou que realizará dois projetos no nordeste.

O primeiro deles deverá ser realizado na região metropolitana de Maceió, no estado de Alagoas. A empresa deverá instalar na cidade de Pilar (AL) uma nova fábrica para moagem de trigo.

A fábrica será implantada no Distrito Industrial Jorge Barbosa, localizado às margens da BR-316. Quando ela estiver em atividade, a fábrica deverá processar diariamente 1200 toneladas de trigo.

O projeto ainda contará com um investimento robusto de cerca de R$400 milhões.

Quando estiver em atividade, o Moinho da companhia em Alagoas deve ser um dos maiores instalados em território nacional.

A nova planta deverá proporcionar até 600 novas oportunidades aos profissionais da região, somando oportunidades diretas e indiretas.

Adotando tecnologias que são referência do setor em suas fábricas, o Grupo Maratá também utiliza em suas fábricas de suco e de copos sistemas inteligentes para o monitoramento de manutenção, incluindo sensores vibracionais fornecidos pela Tractian

Ao serem instalados e gerenciados por uma inteligência artificial, esses sensores auxiliam os times de manutenção a manter um processo cada vez mais disponível e ininterrupto, prevenindo falhas e gerando insights para o time de manutenção.

O Grupo Maratá realizará ainda mais um grande projeto no nordeste.

Na Bahia, o foco será elevar ainda mais a capacidade de moagem de trigo da companhia. O grupo deverá investir R$129 milhões para a reativação do Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus.

O escopo do projeto prevê a modernização completa do moinho, incluindo a compra de novos equipamentos, a construção de silos e a recuperação da estrutura física.

Com mais de 16 mil metros quadrados de área, o moinho será capaz de produzir anualmente até 144 mil toneladas de trigo assim que estiver em atividade.

Conforme os prazos planejados para o projeto, o moinho baiano deve ficar pronto em julho do ano que vem.

Quando isso acontecer, calcula-se que cerca de 80 novas posições diretas de trabalho deverão ser proporcionadas, além de outras 100 indiretas.

Créditos às fontes:

https://www.sefaz.al.gov.br/noticias/item/3819-governo-de-alagoas-anuncia-instalacao-de-fabrica-do-grupo-marata-com-investimento-de-r-400-milhoes

https://ojornalextra.com.br/noticias/alagoas/2025/07/116370-grupo-marata-anuncia-instalacao-de-fabrica-de-moagem-de-trigo-no-pilar

https://portalbenews.com.br/moinho-de-trigo-recebe-investimento-de-r-129-milhoes-no-porto-de-ilheus/

https://www.industrianews.com.br/2025/05/marata-aposta-na-bahia-e-traz-vida-nova-ao-moinho-de-trigo-de-ilheus/

Miguel Arancibia

Engenheiro Mecânico

Especializações

Mecatrônica e Gestão de Projetos

Redes sociais

Engenheiro Mecânico e profissional da área de projetos, escreve sobre projetos industriais de diversos segmentos, abordando todas as suas fases de implementação. Trata de assuntos como investimentos, escopo, objetivos, cronogramas e gestão de projetos.

Profissional graduado em Engenharia Mecânica, pós graduado em Mecatrônica, com MBA em Logística e Especialização em Gestão de Projetos

Profissional com mais de 20 anos de experiência com passagens por setores automotivo, químico, logístico e de maquinário industrial, sendo editor e colunista da Revista Manutenção.


loading Grupo Maratá investe em novas fábricas no Nordeste Não há mais arquivos para exibir