Instituto Atlas Intel realiza pesquisa sobre a Indústria 4.0

Instituto Atlas Intel realiza pesquisa sobre a Indústria 4.0

O Instituto Atlas Intel, líder em pesquisa e análise de tendências tecnológicas, abriu nesta segunda-feira  (28) o formulário da pesquisa “Indústria 4.0 no Brasil”, voltada para os profissionais de indústrias brasileiras. O estudo tem o objetivo de analisar a fundo e oferecer um raio-X do uso de tecnologias no setor e seus impactos sobre produtividade e economia de recursos.

A pesquisa pretende traçar uma análise abrangente do emprego de tecnologias 4.0 nos diferentes setores industriais brasileiros, destacando os investimentos realizados e os resultados alcançados pelas empresas que adotam técnicas inovadoras. O estudo se aprofundará no cenário atual destacando as tendências da Indústria 4.0 no Brasil para assim fornecer às empresas uma visão precisa sobre como essas tecnologias estão ditando os novos rumos da indústria.

"A Indústria 4.0 está redefinindo a forma como as empresas operam e se destacam em um mercado global altamente competitivo", afirma Andrei Roman, CEO da AtlasIntel. "Essa pesquisa permitirá que profissionais e empresas brasileiras entendam melhor o impacto dessas tecnologias em seus setores específicos e oferece uma oportunidade única para compartilhar e receber informações valiosas”, completa.

Além do panorama geral, a pesquisa também irá mensurar o impacto da implementação de tecnologias preditivas na indústria brasileira, que tem sido cada vez maior nos últimos anos e tem desempenhado um papel crucial na otimização dos processos de produção, prevenção de falhas e redução de custos operacionais. 

A participação do público é fundamental para o sucesso da pesquisa pioneira. Todos os profissionais da indústria no Brasil estão convidados a contribuir com suas respostas, completamente anônimas e sigilosas, para enriquecer a análise. 

Em troca, os participantes terão acesso a um relatório completo de sua empresa, incluindo uma avaliação de seu desempenho em comparação com seu setor e uma visão geral do panorama nacional. 

Além disso, será divulgado um ranking das 100 empresas que melhor investem em Indústria 4.0, em que as 10 primeiras serão reconhecidas e premiadas.

“O ranking irá premiar as companhias que optaram por utilizar a tecnologia a seu favor e saíram na frente na utilização da inteligência artificial para reduzir custos e aumentar a produtividade, algo tão necessário e discutido no país”, disse Fauzi Mendonça, Diretor da Revista Manutenção.

A pesquisa estará disponível de forma online em um site criado especificamente para a pesquisa do Instituto Atlas Intel até 24 de outubro. As análises individuais das empresas serão enviadas em até 30 dias depois do envio das respostas e o ranking nacional da Indústria 4.0 será divulgado em breve.

Responda a pesquisa aqui.

AtlasIntel, a TRACTIAN e a Revista Manutenção, parceiras da pesquisa, garantem a confidencialidade das informações fornecidas e a utilização adequada dos dados para fins exclusivamente analíticos.

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.


loading Instituto Atlas Intel realiza pesquisa sobre a Indústria 4.0  - Revista Manutenção Não há mais arquivos para exibir