O parque regional de manutenção da quitna região, realizou em Curitiba a manutenção de 3º escalão e fabricação de alguns materiais de emprego militar (MEM) de diversas classes, para OM da 5ª região militar e 5ª divisão de exército.
Entre suas oficinas, existe a de armamento leve, que executa o serviço de manutenção corretiva dos fuzis automáticos leves 7,62 M964 e a de tratamento superfícial, que realiza o processo de fosfatização das peças metálicas de armamentos.
O parque também possui uma estação de tratamento de efluentes (ETE), que processa os resíduos provenientes dessa fosfatização, com consequente preservação do meio ambiente, sendo certificada pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), além de um túnel de tiro para a realização do tiro técnico balístico, para uma manutenção confiável e segura.
Usinagem da quinta região disponibilizada pelo Exército Brasileiro através da Lei nº 12.527/2011
Contando com uma equipe de militares altamente especializados, iniciou, em 2008, o projeto de ampliação da capacidade de manutenção do fuzil 7,62 M964, o qual se apoiou na melhoria contínua do sistema toyota de produção, resultando na ampliação do pavilhão da oficina de tratamento superficial, modernização das cubas dos banhos químicos, instalação de talha e troler elétrico, cabine de pintura e cabine de jateamento de microesfera de vidro, entre outros, além da reorganização do fluxo de trabalho.
Essas soluções deram ao processo um dinamismo muito grande, fazendo a capacidade produtiva aumentar de 30 para 150 fuzis por mês, a partir de 2008. Tal projeto, incluído também no plano Diretor da OM, estabeleceu como meta fosfatizar todos os fuzis da 5ªRM/5ª DE em seis anos.
No mês de julho, foi atingida a histórica marca de cinco mil fuzis manutenidos e fosfatizados, metade da meta estipulada, tudo com o objetivo de preservar e prolongar a vida útil desse armamento, proporcionando assim a manutenção do poder de combate das OM da 5ª RM-5ª DE.