Processo
Processo - Disponibilizada pelo Mauro Júnior via PixelBay sob licença Creative Commons CC0

O Gestor de Manutenção

 

O Significado de gestor

Indivíduo responsável pela administração e pelo gerenciamento (planejamento, organização, controle e direção) dos bens ou dos negócios que pertencem à outra pessoa, empresa ou instituição; administrador: gestor escolar, gestor de empresas, gestor financeiro. Capaz de administrar, de gerir: departamento gestor.
Etimologia (origem da palavra gestor). Do latim gestor.oris.

 

O Significado de gestor de Manutenção

Indivíduo que quando tudo está bem não é muito lembrado, mas quando há um problema, é o primeiro na linha de tiro. Responsável por um setor que nem sempre é valorizado, mas que possui um peso enorme na estrutura da empresa. Aquele que terá a missão de fazer tudo funcionar e que, quando algo parar, tem que colocar em operação no menor tempo possível.
Etimologia (origem da palavra gestor de manutenção). Do latim virum dolorum (homem que sofre)

A brincadeira acima nada mais é que uma introdução descontraída para este artigo. Nele, iremos abordar o papel do Gestor de Manutenção e sua importância.

O Gestor de Manutenção

Definir o papel do gestor de Manutenção passa por estudarmos um pouco a história da própria Manutenção.

Pela imagem abaixo, vemos que estamos, em tese, na chama 5ª geração, onde o foco é: gerenciamento pleno dos ativos, em resultados, melhorias e capacidade de interação homem x máquina.

Nesta fase, o Gestor de Manutenção assume a linha do processo e o maior desafio é montar e motivar uma equipe de sucesso.

O papel do gestor

O papel do Gestor

O Gestor de Manutenção é profissional responsável por gerenciar e organizar atividades de manutenção, instalação, reparação e reformas em máquinas, equipamentos e estruturas.

É ele quem cuida da manutenção dos ativos da empresa, realiza consultorias técnicas, identifica falhas e desenvolve soluções para o setor. Além disso, este gerencia todo processo de manutenção industrial e predial, preventiva e corretiva, atendendo clientes, fornecedores e monitoramento de toda a equipe de manutenção.

Manter ao máximo a vida útil dos ativos, planejar com eficiência o processo de manutenção, zelar pela alta disponibilidade dos equipamentos, ao menor custo: são desafios da área de manutenção, que exigem do profissional um perfil dinâmico e uma visão que vai além dos processos básicos e operacionais diários.

Desafios do Gestor de Manutenção

Um dos maiores desafios do Gestor de Manutenção é melhorar o desempenho da empresa por meio da manutenção de ativos, eliminação de desperdícios e obtenção de alto índice de produtividade.

Abaixo, há um gráfico onde constam os principais desperdícios no setor e o quanto cada um representa, em percentual, no cenário total e o total efetivo estimado de tempo produtivo. Vemos que há sempre campos a serem trabalhados para que o tempo produtivo de trabalho seja uma crescente na avaliação e resultados.

Investir em ações de: (1) melhoria de processos e procedimentos (2) capacitação e união da equipe (3) comunicação e divulgação de atividades e resultados, podem contribuir para um aumento da taxa de tempo produtivo e uma redução das demais.

Desperdicio no processo de manutencao

Bem, já sabemos que montar uma equipe de sucesso (1ª ação) e combater os desperdícios do setor (2ª ação) são apenas alguns dos desafios que o Gestor de Manutenção enfrenta.

Além destes, tem que investir em um gerenciamento dos recursos e seus modos atuação.

No quadro abaixo vemos as principais varíaves que envolvem o setor, a forma de programar e executar e a melhor metodologia para avaliação.

Tabela manutencao

Avaliação do Gestor

Já foi destacado o papel do Gestor de Manutenção e seus principais desafios. Outro ponto a ser considerado é a avaliação. Assim como todo colaborador de uma empresa, o Gestor também é (e deve ser mesmo) avaliado.

Há sempre um par de expectativas envolvendo cada colaborador por parte da empresa.

As expectativas por parte da empresa para com o Gestor de Manutenção são:

Açao gestor manutenção

Conclusão

A área de manutenção está se tornando cada vez mais estratégica, e o papel do Gestor de Manutenção nas empresas também, pois através dele serão implementadas ações que vão evitar:

• Danos em máquinas e estruturas;
• Maior custo nos processos de manutenção e reparação;
• Ociosidade de equipamentos que necessitam estar em atividade;
• Atraso de entrega ou falta de cumprimento de prazos com clientes finais;
• Falta de controle orçamentário;
• Falhas que podem causar acidente/incidentes;
• Perda de eficiência e qualidade com serviços.

Um setor de Manutenção com um bom Gestor alcançará um bom resultado e contribuirá para o sucesso da empresa.

Investir em Manutenção é pensar no futuro!

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons {japopup type="ajax" content="http://www.revistamanutencao.com.br/licenca/by-sa.html" width="800" height="600"}{/japopup}
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Processo - Disponibilizada pelo Mauro Júnior via PixelBay sob licença Creative Commons CC0
mauro-junior O Gestor de Manutenção - Revista Manutenção
Supervisor de Manutenção

   Redes sociais: 
linkedin O Gestor de Manutenção - Revista Manutenção
 
facebook O Gestor de Manutenção - Revista Manutenção
 
twitter O Gestor de Manutenção - Revista Manutenção
 
google O Gestor de Manutenção - Revista Manutenção
 
youtube O Gestor de Manutenção - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Profissional da área de Manutenção e Colunista da Revista Manutenção escreve esporadicamente sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano da área de manutenção, compras e contratos! Auditor e consultor com foco em validação e criação de processos e procedimentos.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Profissional graduado em Sistemas de Informação, MBA Executivo em Gestão Empresaria , PMC- Planejamento e Controle de Manutenção e curso de Liderança de Equipes pela FGV, atua há mais de dez nos em com Gestão de Manutenção, Compras e Contratos em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais.


loading O Gestor de Manutenção - Revista Manutenção Não há mais arquivos para exibir