Sistemas de manutenção de frotas
Sistemas de manutenção de frotas

Modelo de diagnóstico para sistemas de manutenção de frotas

O estudo objetiva desenvolver e verificar um modelo de diagnóstico para avaliação e análise da gestão da manutenção nas empresas de transportes de passageiros considerando-se práticas e performance da atuação da manutenção.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UFSC


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

 

 


MODELO DE DIAGNÓSTICO PARA SISTEMAS DE MANUTENÇÃO DE FROTAS
 

 

 


OSCAR BERNARDO ANCIETA MELGAR

 


FLORIANÓPOLIS
2008

 

 

Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Mecânica.





 

 

Orientador: Prof. Acires Dias, Dr. Engº

 

Esta Dissertação foi julgada adequada para obtenção do Título de
MESTRE EM ENGENHARIA MECÂNICA
e aprovada em sua forma final pelo Programa de Pós-Graduação

 

__________________________________________
Fernando Cabral, Ph.D.
Coordenador do Curso

 

Banca Examinadora:

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Prof. Acires Dias, Dr. Eng.
Orientador

 

 ___________________________________
Prof. André Ogliari, Dr.Eng.
PPGEM-UFSC

 

 __________________________________
Prof. André Ogliari, Dr.Eng.
PPGEM-UFSC

 

___________________________________
Prof. Narciso A.R. Arroyo, Dr.
PPGEM-UFSC

 

 

DEDICATÓRIA

 

Aos meus pais Bernardo e Maria Efigenia, e a minha irmã Maria José.

 

AGRADECIMENTOS

 

A Deus, pela vida e a saúde e por ter-me proporcionado a família que tenho, além de todas as coisas e oportunidades que Ele me deu e me dará.

A minha família, em especial a Bernardo (meu pai), Maria Efigenia (minha mãe), Maria José (minha irmã), pela motivação, apoio incondicional e exemplo de vida e superação, que foram imprescindíveis para atingir minhas metas.

Ao Prof. Dr. Acires Dias, orientador deste trabalho, pela sua motivação, apoio e dedicação.

O desenvolvimento desta dissertação só tornou-se possível com a colaboração e o empenho de colaboradores. Destes, quero fazer um agradecimento especial: Ao João Renato Pádula de Castro, Fernando Felix Espinosa Fuentes, Frederico Matos, Heitor Azuma Kagueiama.

Aos amigos e colegas do NEDIP (Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos) pela motivação e contribuições na apresentação deste trabalho, em especial ao Eduardo Biasotto, Ivo Montanha Jr., Cindy Johanna Ibarra González, Everton Farina, Washington Martins, Douglas Zaions,Viviane Ferreira, Paulo Carmo, Carlos Leonel.

À família Sappino Salas pela motivação e apoio moral, em especial ao Jose Manuel.

À instituição UFSC, por ter-me proporcionado a oportunidade de estudar e pesquisar em uma instituição pública de excelência.

A todos os que contribuíram de uma ou outra forma na superação deste desafio.

 

RESUMO

 

O estudo objetiva desenvolver e verificar um modelo de diagnóstico para avaliação e análise da gestão da manutenção nas empresas de transportes de passageiros considerando-se práticas e performance da atuação da manutenção. O modelo de diagnóstico está organizado na forma de planilha eletrônica, cujas questões permearam as áreas avaliadas e os indicadores principais necessários para a gestão da manutenção, obtidos das referências e da participação de colaboradores (técnicos e engenheiro) das empresas de transporte urbano. Ao final do preenchimento dos formulários para o diagnóstico têm-se os resultados do setor de manutenção da empresa, organizados segundos os atributos que servirão de base de comparação. A verificação do modelo foi feito por meio de entrevistas em oito empresas de ônibus urbano em Salvador, Bahia e em Florianópolis, Santa Catarina. Os dados foram analisados e organizados na forma de tabelas e gráficos, expressos qualitativa e quantitativamente. As saídas da ferramenta permitem fazer comparações tanto entre os sistemas dentro da empresa quanto entre empresas. Além disso, pode-se obter o nível de competitividade das empresas de transporte, no que se refere à gestão da manutenção; a identificação, sistematização e disseminação das práticas de gestão mais e menos utilizadas pelas mesmas; a compreensão de como a melhoria do sistema produtivo contribui para a competitividade nas empresas de transporte. O modelo foi analisado como consistente e importante para as empresas direcionarem adequadamente seus investimentos em manutenção.

Palavras chave: Empresas de transporte, Diagnóstico, Sistemas de manutenção.

 

ABSTRACT

 

This study aims to develop and verify a method of diagnosis for evaluation and analysis of the maintenance management in passenger transportation companies concerning recital practices and performance of maintenance. The model of diagnosis is organized as a spreadsheet, which contain issues that permeates the areas assessed and key indicators needed for the management of maintenance, obtained from references and the participation of company employees (technical and engineer) in urban transportation. With the filling of the diagnosis forms we obtain the results of the maintenance sector of the company, organized according to the attributes that serve as a basis of comparison. The verification of the model was made using interviews in eight urban bus companies, in Salvador, Bahia, and Florianopolis, Santa Catarina. The information were analyzed and organized in the form of charts and graphs, expressed qualitatively and quantitatively. The outputs of this work allow both, making comparisons between the systems within the company and between companies. Besides, it may obtain the level of competitiveness of transportation enterprises, regarding the maintenance management; the identification, systematization and dissemination of management practices more and less used by them; the understanding of how to improve the system production contributes to the competitiveness of the transportation companies. The model was analyzed as consistent and important for companies to manage adequately its investment in maintenance.

Key Words: Transport companies, Diagnosis, Systems maintenance.

 RI UFSC

 

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