Aterramento para medidores de vazão eletromagnéticos
Aterramento para medidores de vazão eletromagnéticos

Dicas e recomendações sobre aterramento para medidores de vazão eletromagnéticos

Nas instalações elétricas de modo em geral, a preocupação maior é sempre garantir a segurança na utilização dos nossos equipamentos. Componentes de circuitos como relés, fusíveis ou disjuntores exercem a função de proteger tanto o patrimônio que seria o ambiente no qual estaremos fazendo uso da energia recebida pelo sistema de fornecimento da concessionária ou geração própria, bem como de pessoas e animais, evitando que possam sofrer os efeitos nocivos de um choque elétrico e também os condutores (fios e cabos) que deformam em caso de curto-circuito, provocando incêndio de graves proporções. Todo profissional responsável pela montagem de qualquer instalação deve saber que existe um sistema eficaz e auxiliar na proteção contracorrente de fuga ou sobre tensão, o qual chama-se aterramento.

O que é aterramento elétrico

Nas instalações elétricas de modo em geral, a preocupação maior é sempre garantir a segurança na utilização dos nossos equipamentos. Componentes de circuitos como relés, fusíveis ou disjuntores exercem a função de proteger tanto o patrimônio que seria o ambiente no qual estaremos fazendo uso da energia recebida pelo sistema de fornecimento da concessionária ou geração própria, bem como de pessoas e animais, evitando que possam sofrer os efeitos nocivos de um choque elétrico e também os condutores (fios e cabos) que deformam em caso de curto-circuito, provocando incêndio de graves proporções. Todo profissional responsável pela montagem de qualquer instalação deve saber que existe um sistema eficaz e auxiliar na proteção contracorrente de fuga ou sobre tensão, o qual chama-se aterramento.

Segundo a ABNT, aterramento elétrico significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial, de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja o menor possível. O terra é o conector com diferença de potencial igual a zero, a diferença entre ele e o neutro é que ele não altera o seu valor por meio de “sujeiras”, pelo contrario, por meio do terra estas sujeiras são eliminadas, o que não permite que fugas de energia fiquem na superfície de aparelhos elétricos. Essas sujeiras são eliminadas para terra, daí o nome.

A importância do aterramento dos medidores de vazão

Por razões de segurança do pessoal e para obter uma medição de vazão satisfatória, é muito importante atender todos os requisitos do fabricante quanto ao aterramento. Uma interligação elétrica permanente entre o fluido, o medidor, a tubulação adjacente e um ponto de terra comum é especialmente importante quando a condutividade do líquido é baixa. A forma de efetuar o aterramento depende do tipo de medidor e do tipo de tubulação adjacente (metálica, não‐metálica, com revestimento interno, etc.) Quando o medidor é instalado entre tubulações não metálicas ou revestidas internamente, é normal a colocação de anéis entre flanges do medidor e a tubulação. Assim, obtém‐se o contato elétrico com o fluido para posterior aterramento. Esses anéis devem ter diâmetro interno igual ao do medidor.

Aterramento em ambos os lados do tubo medidor. Neste caso esta sendo utilizado de forma correta os pontos de fixação das flanges existentes. O aterramento também pode ser feito de outras formas, como anel de aterramento

A grande maioria dos fabricantes de medidores de vazão recomenda o aterramento local de seus produtos. É comum que em suas carcaças exista um ou mais terminal de aterramento. Ao se instalar os equipamentos, normalmente, suas carcaças estão em contato com a parte estrutural, ou tubulações e, consequentemente, aterradas. Nos casos em que a carcaça é isolada de qualquer ponto da estrutura, os fabricantes recomendam o aterramento local.

Aterramentos de equipamentos elétricos sensíveis

Os sistemas de aterramento devem executar várias funções simultâneas: como proporcionar segurança pessoal e para o equipamento. Abaixo segue uma lista resumida de funções básicas dos sistemas de aterramento:

  • Proporcionar segurança pessoal aos usuários;
  • Proporcionar um caminho de baixa impedância (baixa indutância) de retorno para a terra, proporcionando o desligamento automático pelos dispositivos de proteção de maneira rápida e segura, quando devidamente projetado;
  • Fornecer controle das tensões desenvolvidas no solo quando o curto fase‐terra retorna pelo terra para uma fonte próxima ou mesmo distante;
  • Escoar cargas estáticas acumuladas em estruturas, suportes e carcaças dos equipamentos em geral;
  • Fornecer um sistema para que os equipamentos eletrônicos possam operar satisfatoriamente tanto em alta como em baixas freqüências;
  • Fornecer uma referência estável de tensão aos sinais e circuitos;
  • Minimizar os efeitos de EMI (Emissão Eletromagnética).
Equipotencialização

Definição: Equipotencializar é deixar tudo no mesmo potencial.

E por que Equipotencializar? Na prática: Equipotencializar é minimizar a diferença de potencial para reduzir acidentes. Em cada edificação deve ser realizada uma equipotencialização principal e ainda as massas das instalações situadas em uma mesma edificação devem estar conectadas a equipotencialização principal e desta forma a um mesmo e único eletrodo de aterramento. A equipotencialização funcional tem a função de equalizar o aterramento e garantir o bom funcionamento dos circuitos de sinal e a compatibilidade Eletromagnética.

Acoplamento capacitivo

O acoplamento capacitivo é representado pela interação de campos elétricos entre condutores. Um condutor passa próximo a uma fonte de ruído (perturbador), capta este ruído e o transporta para outra parte do circuito (vítima). É o efeito de capacitância entre dois corpos com cargas elétricas, separadas por um dielétrico, o que chamamos de efeito da capacitância mútua. O efeito do campo elétrico é proporcional à frequência e inversamente proporcional à distância. Desta forma, nunca misture cabos na mesma rota ou eletroduto. Deve ser sempre utilizar a recomendação do fabricante e quando não estiver especificado, utilizar cabo isolado e shieldado.

GMG Brasil

 

 

gilmar-silva Dicas e recomendações sobre aterramento para medidores de vazão eletromagnéticos - Revista Manutenção
Engenheiro Químico

   Redes sociais: 
linkedin Dicas e recomendações sobre aterramento para medidores de vazão eletromagnéticos - Revista Manutenção
 
facebook Dicas e recomendações sobre aterramento para medidores de vazão eletromagnéticos - Revista Manutenção
 
twitter Dicas e recomendações sobre aterramento para medidores de vazão eletromagnéticos - Revista Manutenção
 
google Dicas e recomendações sobre aterramento para medidores de vazão eletromagnéticos - Revista Manutenção
 
youtube Dicas e recomendações sobre aterramento para medidores de vazão eletromagnéticos - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Gilmar Gomes da Silva é Engenheiro Químico e diretor da GMG SERVICE, Comércio e Serviços de Manutenção e Reparo de Equipamentos Ltda. É autor de diversos artigos sobre Calibração e Manutenção de Medidores de Vazão, voltados com o objetivo de compartilhar dicas, informações, procedimentos e temas orientativos sobre as melhores práticas relativo a instalação e manutenção de medidores de vazão, para todos os profissionais do segmento industrial e usuários destes equipamentos.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

O Eng. Gilmar Silva é formado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de 20 anos experiência acumulada em grandes empresas do segmento de Automação e Instrumentação e vários projetos desenvolvidos e implementados em regime turnkey como: Laboratório de Escoamento Multifásico, Sistema de Bombeamento de Polpa de Minério, Sistema de Alívio em Poço de Petróleo e vários outros projetos para a Universidade de São Paulo no Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo e no Departamento de Engenharia Mecânica – Núcleo de Dinâmica dos Fluidos. Realização em conjunto com clientes vários trabalhos codinome “Site Audit”, com objetivo de implementar melhorias nas instalações operacionais e ter desenvolvidos diversos procedimentos em conjunto com a equipe de colaboradores da GMG SERVICE. Atualmente é diretor da GMG SERVICE, com sede em Santo André (SP), Comércio e Serviços de Manutenção e Reparo de Equipamentos Ltda. Com atendimento em todo o mercado brasileiro, além de consultoria e treinamento.


loading Dicas e recomendações sobre aterramento para medidores de vazão eletromagnéticos - Revista Manutenção Não há mais arquivos para exibir