Manutenção
Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Anunciantes
Tractian Gestão de Ativos
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
SQL Brasil
ENGETAG Consultoria
Revista Manutenção EDU
Midia Kit

Este artigo traz uma reflexão sobre a estrutura do Setor de Manutenção das empresas, levando em conta a função Engenharia de Manutenção.

Não é raro encontrarmos nas empresas que visitamos os Setores de Manutenção razoavelmente bem estruturados, contando com profissionais talentosos, conhecedores e motivados para fazer um bom trabalho, desde o nível de gerência até os Mantenedores em campo.

Mas o que também se observa é que existe a oportunidade de melhoria da divisão de responsabilidades do Setor. Em muitos casos nota-se a pouca importância que se dá à função Engenharia de Manutenção, e pode-se dizer nota-se também o pouco conhecimento que se tem sobre o perfil dessa função.  

 A função Engenharia de Manutenção 

No mundo dos Supervisores de Manutenção e equipes de Mantenedores as preocupações estão em atender as Ordens de Serviço com qualidade, segurança e dentro do prazo.

Já para os profissionais na função da Engenharia de Manutenção o foco é trabalhar na melhoria contínua do que tem sido feito em termos de manutenção. A palavra de ordem é ‘otimização’.

Quando falamos em Sistemas de Gestão competitivos, queremos dizer que existem Modelos de Gestão consistentes e bem disseminados, aplicados na prática de forma disciplinada por todos os níveis da organização. Pode-se entender que o significado do termo Modelo de Gestão remete à ‘inspiração’ e um Sistema de Gestão remete à ‘transpiração’ necessária para sua aplicação bem sucedida no dia a dia.

Fazendo a analogia, a função Engenharia de Manutenção define o modelo a ser seguido pelas equipes de campo, o ‘Como fazer’.

Seus profissionais desenvolvem as práticas e procedimentos visando uma Gestão de Manutenção cada vez mais competitiva. Dotados de perfil técnico e analítico, tem atuação indireta e com foco na melhoria contínua / otimização dos processos de Manutenção. Procuram observar os desvios de desempenho e tomar ações para evitar ou minimizar a repetição dos mesmos.

Tem evidentemente a função de apoio aos Mantenedores que vão à campo, para que os mesmos não precisem se preocupar com trabalhos não alinhados diretamente ao atendimento às atividades no dia-a-dia.

 Responsabilidades da Engenharia de Manutenção 

A seguir listamos algumas das atividades mais afeitas à Engenharia de Manutenção, não se limitando à:

- Responsável pelo ‘Como fazer’;

- Foco na Otimização de Processos de Manutenção;

- Guardião dos Processos e Métodos de Manutenção;

- Elabora a Classificação de Criticidade dos Ativos, com base no conceito RCM, e a mantém atualizada;

- Desenvolve os Planos, Procedimentos e Rotinas de Manutenção, considerando os tipos (Preditiva, Preventiva, etc.);

- Treina as equipes de Mantenedores nos Procedimentos e Rotinas;

- Responsável pela Matriz de Capacitação das equipes de Mantenedores;

- Define em conjunto com a Coordenação a Estratégia de Manutenção de curto e longo prazo e a desdobra em Plano de Manutenção e Orçamentário Anual, Mapa de 52 semanas etc. 

- Define os Indicadores de Desempenho de Manutenção e suas metas;

- Apoia e aprova os Procedimentos das intervenções com equipamento parado;

- Desenvolve o Plano de Parada Geral;

- Define Política de Estoque de Materiais técnicos: itens críticos, ponto de pedido, estoque mínimo;

- Define ‘Vendor List’ para equipamentos e itens técnicos (marcas e fornecedores), especialmente para ativos críticos;

- Avalia o registro de informações da OS’s e toma as providências que se fazem necessárias;

- Promove Auditorias no Sistema de Gestão da Manutenção;

- Responsável pela Prática de Análise de Falha; 

- Define a Árvore de Ativos do Sistema Informatizado de Manutenção;

- Responsável pelo Arquivo e Documentação Técnica da Manutenção.

 Responsabilidades da Supervisão de Manutenção 

A seguir listamos algumas das atividades mais afeitas à Supervisão de Manutenção e Mantenedores, não se limitando à:

- Responsável pelo ‘Fazer’;

- Foco no Curto Prazo / Dia-a-dia;

- Responsável direto pelo Desempenho da Manutenção;

- Responsável direto pela Segurança e pela Qualidade das atividades de Manutenção;

- Responsável por cumprir os Planos, Procedimentos e Rotinas de Manutenção;

- Responsável por elaborar e cumprir os Procedimentos das intervenções Preditivas e Preventivas;

- Apoia na elaboração dos Procedimentos e Rotinas de Manutenção, bem como opina na qualidade e facilidade de assimilação dos mesmos;

- Responsável pela Programação da Manutenção e pelo cumprimento da Programação;

- Responsável pela Gestão de Materiais de Manutenção e Almoxarifado Técnico;

- Responsável pela Avaliação de Desempenho da Equipe de Mantenedores e Terceiros; 

- Responsável pela execução do proposto na Matriz de Capacitação, apoia nas atividades de capacitação do Profissional, disponibilizando o mesmo para o treinamento;

- Responsável por registrar, para cada Ordem de Serviço, as informações pertinentes do trabalho feito, e pela entrega das informações à Engenharia da Manutenção, opinando e classificando a importância do que foi observado durante a intervenção;

- Apoia de forma participativa a Prática de Análise de Falha. 

- Opera o Sistema Informatizado de Manutenção, inserindo as Ordens de Serviço conforme a Programação, gerando os registros informados para cada O.S. e dando baixa nas mesmas.  

 Organograma da Manutenção 

Modelo simplificado do Organograma Funcional do Setor de Manutenção. Notar a divisão das Equipes pelo perfil de trabalho de cada uma.

engenharia de manutencao

Conclusão: A função Engenharia de Manutenção atuando de forma consistente torna-se um diferencial competitivo para a empresa, pois suporta e é garantidor do bom desempenho da Gestão de Manutenção e seus benefícios de disponibilidade e preservação dos equipamentos, capacidade de entrega, com qualidade e custos adequados.


COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE

Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
engetag A função Engenharia de Manutenção - Revista Manutenção
Engetag
Nome: Engetag
Website: https://engetag.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviços de Engenharia


   Redes sociais: 
linkedin A função Engenharia de Manutenção - Revista Manutenção
 
facebook A função Engenharia de Manutenção - Revista Manutenção
 
twitter A função Engenharia de Manutenção - Revista Manutenção
 
google A função Engenharia de Manutenção - Revista Manutenção
 
youtube A função Engenharia de Manutenção - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

ENGETAG é uma empresa de Serviços de Engenharia com o seguinte portfólio de atuação: - Gerenciamento de Projetos - Gerenciamento de Projetos com metodologia adequada, atualizada, garantindo previsibilidade em prazo, custo e qualidade dos trabalhos em todas as fases do empreendimento. - Gestão de Manutenção - Soluções sob medida para conduzir a Gestão da Manutenção de suas Operações a níveis de Excelência. - Infraestrutura Predial - Serviços e soluções para Infraestrutura Predial: obras, reformas, manutenção, retrofit, regularizações, laudos, estudos para economias, aprovações, etc. - Sistemas Elétricos - Serviços e soluções em Sistemas Elétricos: laudos SPDA, treinamentos, atendimento a normas, estudos para economias, aprovações, etc. - Sistemas de Águas e Efluentes - Estudos e Projetos para Sistemas de Águas e Sistemas de Efluentes visando garantir economias com reuso, compliance. - M&A - Estudos de Due Diligence em plantas industriais, operadores logísticos, áreas greenfield, propriedades, etc.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Com a ENGETAG, seus clientes contam com experiência comprovada no atendimento pleno a requisitos de Sistemas de Gestão diferenciados e conhecimento abrangente de Práticas e Metodologias ‘Classe Mundial’, assegurando alto nível de Previsibilidade na execução e nos resultados das iniciativas: Normas ISO, ISO 55000, Manutenção Produtiva Total, RCM, SMED, Manutenção Autônoma, metodologia FEL, PMI 9 pilares, conceitos de Produção Enxuta Lean Six Sigma, Gestão da Rotina, Teoria das Restrições, Benchmarking Competitivo, Práticas de Conservação de Energia. Experientes no desenvolvimento de estudos e trabalhos de obtenção de licenças de construção e operação atendendo órgãos regulatórios de meio ambiente, prefeituras, bombeiros, providências para obtenção de selo LEED, estudos para atendimento a requerimentos de BPF, HACCP, 5S, Segurança e Prevenção de Perdas, norma de sistemas elétricos NR-10, laudos atendendo norma NR-5419 SPDA, NR-13 Vasos de Pressão, etc.


Literatura Técnica

<

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE