Dominar os conceitos das Normas ISO é fundamental para manter e melhorar a qualidade dos produtos e processos. Com a preocupação de manter e melhorar a qualidade, houve a necessidade de criar um padrão internacional que reunisse formas de padronização de produtos e empresas, chamadas de normas ISO.
A ISO é a Organização Internacional de Normalização (ou para Padronização) – do inglês: International Organization for Standardization. O órgão foi fundado em 23 de fevereiro de 1947 em Genebra, Suíça, este órgão não governamental está presente em mais de 200 países e é responsável por promover o uso de padrões industriais e comerciais a nível internacional.
No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é responsável por traduzir e distribuir as normas ISO.
Para Porter (1986) a gestão da qualidade reestrutura processos, cria padrões inteligentes e eficazes, foca na melhoria do produto e no aumento da satisfação do cliente, assim potencializa a diferenciação, redução de custos e enfoque, diferindo das estratégias genéricas de qualquer organização.
Por exemplo, imagine uma linha de produção de garrafas de refrigerante. Para que todas elas tenham a mesma qualidade, aparência e tamanho é preciso que haja uma padronização, que pode ser desde os materiais, máquinas, procedimentos ou trabalho. Tudo isso para que o cliente não fique insatisfeito com seu produto, nem a empresa perca com produtos mal feitos.
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ISO 9000
A série de normas ISO 9000 foi desenvolvida com o objetivo de promover diretrizes que possam ser implementadas por empresas e instituições de todo o mundo para assegurar a qualidade na condução de seus processos internos e externos.
Essa norma faz parte de um conjunto de normas técnicas que estabelecem diretrizes e padrões para criação de um sistema de gestão da qualidade. A série ISO 9000 é composta por 5 normas técnicas, sendo elas a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004.
A ISO 9001 é uma certificação que estabelece os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para adequação e regulamentação da empresa.
De acordo com Carpinetti, Miguel e Gerolamo (2007), o sistema de qualidade da ISO 9001 é focado para empresas que estão interessadas em implementar um sistema de gestão da qualidade, seja por exigência de seus clientes, quanto para melhorar sua eficiência e eficácia no atendimento de seus clientes.
Os mesmos autores ainda afirmam que uma característica importante do sistema da qualidade ISO 9001 é que ele é genérico o suficiente para ser implantado em qualquer organização, independente do setor de atuação e do porte da mesma.
Sendo assim, a empresa consegue resultados como:
- Produção eficiente;
- Planejamento e controle das rotinas;
- Melhora da comunicação e da satisfação dos funcionários;
- Aumento das oportunidades e da confiança no mercado;
- Melhoria Contínua;
- Redução de riscos.
ISO 14000
É um conjunto de normas com o objetivo principal de fornecer diretrizes para promover gestão do meio ambiente e sustentabilidade dentro das organizações, padronizando e implementando processos.
Dentro dela aparecem as certificações 14001, 14004, 14020, 14031, 12040 e outras.
A ISO 14001, é projetada para adequar as responsabilidades ambientais em todos os processos internos, criando a possibilidade de crescimento da empresa por conta da redução do impacto global.
Essa norma ainda é baseada no ciclo PDCA, oferecendo uma forma eficaz de planejar, organizar e praticar ações ambientais, podendo integrar-se a outros elementos da gestão empresarial.
ISO 45001
A ISO 45001 é uma norma que tem o intuito de aprimorar o desempenho das organizações no que diz respeito à saúde e segurança do trabalho.
Pensada para os mais variados setores, ela faz com que consigam prevenir acidentes, reduzir lesões e doenças ocupacionais.
A norma ainda explica que as empresas não só são responsáveis pela saúde física dos colaboradores, como também a mental.
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Por isso, a 45001 fornece uma estrutura eficiente para o gerenciamento dos riscos. Ou seja, ao mesmo tempo que se preserva a vida das pessoas, evita que outros acidentes ocorram.
Uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que 2,3 milhões de pessoas morrem e 300 milhões ficam feridas anualmente. Dados estes que representam uma morte e 153 acidentes a cada 15 segundos no mundo.
No Brasil, informações da Previdência Social mostram que a média é por volta de 700 mil acidentes e doenças ocupacionais por ano. Além disso, o país contabiliza uma morte a cada 3 horas e 40 minutos.
ISO 5001
A certificação ISO 50001 corresponde a diretrizes para a implantação de um sistema de gerenciamento de energia.
A norma promove melhorias contínuas no uso de energia, aumentando a eficácia e reduzindo custos. Ela é voltada para organizações que buscam elevar a economia e desempenho, como indústrias e instalações comerciais.
Por isso, a implantação de um Sistema de Gestão de Energia na administração e nos setores de produção de uma empresa é estratégica. Pois, além de reduzir os custos e aumentar a eficiência energética, conserva recursos e combate mudanças climáticas.
ISO 27000
A ISO 27000 é um conjunto de certificações que abrange a segurança da informação e proteção de dados tanto para empresas quanto para órgãos públicos. Ela é composta por 45 normas.
Tais normas servem como base para a criação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) em organizações de pequeno, médio e grande porte.
O SGSI reúne diretrizes, práticas, procedimentos e recursos para proteger as informações de uma organização. O sistema deve estar alinhado cada vez mais aos objetivos de negócio e ser gerenciado de forma conjunta pela empresa.
Os princípios que norteiam a segurança da informação são:
- Confidencialidade
- Integridade
- Disponibilidade
- Autenticidade
A certificação ISO 27001 busca garantir uma série de diretrizes para a identificação, análise e implementação para o gerenciamento de segurança da informação da empresa. Com o objetivo de proteger a integridade, confiabilidade e a disponibilidade das informações de negócios para a companhia.
A norma é dividida em duas premissas. A primeira define as regras e requisitos da certificação abrangendo: contexto da organização, lideranças, planejamento, suporte, operação, avaliação de desempenho e melhoria.
A segunda, chamado de ANEXO A da ISO 27001, é composta pelos protocolos e controles que devem ser adotados para os temas: conformidade, políticas de segurança da informação, gestão da continuidade dos negócios, gestão de incidentes, organização da segurança da informação, segurança de recursos humanos, relações com fornecedores, gestão de bens, aquisição, desenvolvimento e manutenção de sistemas, controle de acessos, segurança de comunicações, criptografia, segurança de operações, segurança física e ambiental.
Referências Bibliográficas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Comentadas para trabalhos científicos. 4 ed. Curitiba: Juruá Editora, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR ISO 9001- 2000: sistemas de gestão da qualidade - requisitos. Rio de Janeiro: 2000. 21 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR ISO 9001- 2008: sistemas de gestão da qualidade - requisitos. Rio de Janeiro: 2009.
CARPINETTI, L. C. R.; MIGUEL, P. A. C; GEROLAMO, M. C. Gestão da qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.
CROSBY, P. B. Qualidade é investimento. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
CRUZ, T. Sistemas, organização & métodos: Estudo integrado das novas tecnologias de informação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002. DEMING, W. E. Saia da crise. São Paulo: Futura, 2003.
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise da indústria e da concorrência. 17 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.