ar comprimido na indústria

O uso do ar comprimido na indústria

Incolor e inodoro, o ar comprimido é um gás não tóxico e não inflamável, ainda que contribua para todos os tipos de combustão. 

Ele é usado como fonte de energia por conta da sua pressão acima da atmosférica, principalmente quando é necessário acionar o funcionamento de outras máquinas. 

A geração de energia por meio de ar comprimido é comumente utilizada na indústria para fornecer energia mecânica para a realização de tarefas. 

Com várias serventias na indústria, o ar comprimido segue ocupando lugar de destaque na movimentação das grandes máquinas da construção civil, aviação, navegação, siderurgia, exploração mineral, escavação, prospecção mineral, e outros.

Comandos Elétricos: domine suas técnicas 

Por exemplo, ar comprimido pode ser usado para acionar motores pneumáticos, que são comuns em sistemas de produção de automóveis e outros equipamentos industriais. A energia gerada pelo ar comprimido também pode ser usada em tarefas de corte, perfuração e lixamento, entre outras aplicações. Em geral, a vantagem da utilização do ar comprimido como fonte de energia é sua versatilidade e capacidade de ser usado em ambientes onde há risco de faíscas, o que o torna seguro em aplicações com risco de explosão.

Economia de energia

Os sistemas de produção de ar de instrumento funcionam consumindo energia e torna-se imperativo obter economia de energia ao operar (carregar / descarregar) o compressor de ar apenas quando necessário.

economia de energia

 

Quando a pressão no receptor IA cai abaixo de um limite, o compressor IA é carregado para atingir a pressão necessária nos instrumentos . O dimensionamento do receptor de ar de instrumento para ciclos mais longos permite reduzir o consumo de energia enquanto fornece um fluxo constante de ar de instrumentos aos usuários finais.

Motores elétricos: componentes e suas aplicações

Para a correta seleção de um compressor, é necessário saber: 

1 - Equipamentos pneumáticos que serão utilizados; 

2 - Quantidade;

3 - Taxa de utilização (fornecido pelo usuário); 

4 - Pressão de trabalho (dado técnico de catálogo); 

5 - Ar efetivo consumidor por equipamento (dado técnico de catálogo). 

Um eficiente sistema de ar comprimido começa pela escolha do compressor mais adequado para cada atividade, indicado para atender os parâmetros vazão e pressão. 

sistema de ar comprimido

Compressores: como aumentar a vida útil

Os secadores de ar para instrumentos são fundamentais para o funcionamento para quantizar funcionamento perfeito e longevidade dos instrumentos pneumáticos nos processos industriais. 

Eles atuam na remoção da umidade do ar comprimido antes de sua utilização. Isso é importante porque a umidade presente no ar comprimido pode causar problemas como corrosão de equipamentos, danificar peças, interferir em processos industriais e aumentar o consumo de energia.

uso de secadores na industria

Esses dispositivos e seus filtros associados removem água e lubrificante do ar comprimido que vai para instrumentação sensível e atuadores de controle. Além disso, os secadores atuam para reduzir o ponto de orvalho do ar comprimido, mesmo quando a temperatura ambiente está baixa, de forma que o ar permaneça seco e livre de contaminação. 

Entendendo que esse é um dos elementos mais críticos do tratamento de ar, estaremos fazendo uma abordagem simplificada de problemas interessantes que encontrei e maneiras de evitar que ocorram problemas prematuros nas máquinas e sistemas em sua planta.

Considerando que o ar comprimido ocupa cerca de um oitavo do volume original e não consegue reter tanto vapor d’água. A água livre se condensa, deixando ar comprimido 100% saturado.

Desafios dedicados a um sistema de gestão de ativos 

Então o ar resultante é um ar saturado, o ar comprimido ao se deslocar através da tubulação principal de distribuição vai esfriando, consequentemente condensando e surgindo gotículas de água. Essa água vai se acumulando criando incrustações e ferrugem na tubulação, essa contaminação caso chegue aos instrumentos certamente causará mau funcionamento podendo acarretar até parada de planta. Em regiões onde a temperatura é muito baixa a água se congela, o que pode causar entupimento nas linhas.

Para evitar esses problemas, os secadores de ar são utilizados para reduzir o ponto de orvalho do ar comprimido com temperatura do ar bem baixa. 

Para o uso em “ar instrumento” devemos considerar as condições das plantas instaladas em ambientes que as tubulações ar possam sofrer congelamento, neste caso recomenda-se o uso de secadores com temperaturas entre -10 e -5 ºC, para que secadores garantam o ponto de orvalho bem baixo, no estilo dessecante. 

As plantas que não passam por essa condições, elas podem obter uma economia bem significativa quando optam por secadores de ar refrigerados que produzem pontos de orvalho entre 1 ° e 5 °C. 

Os cuidados com os sistemas de geração de ar comprimido são muito importantes, já que inúmeros processos dependem da geração dessa energia. Por isso, eles devem ser instalados em um ambiente isento de contaminantes, particulados, gases e umidade. E, claro, para maior eficiência energética e produção, é fundamental instalar filtros de ar na entrada do compressor e ficar atento para sua troca. 

As linhas de alimentação de ar comprimido devem ter filtros de ar para proteção dos instrumentos e equipamentos, verificar vazamentos deve estar no sistema de manutenção preventiva do sistema. 

Com a intenção de reduzir o consumo de energia, faz-se fundamental fazer a verificação periodicamente nas instalações de ar comprimido, para evitar vazamentos e perda de energia, além da troca de elementos filtrantes tanto na entrada do compressor de ar comprimido,  quanto na entrada dos equipamentos da planta de produção.

Já com os secadores de ar comprimido que fazem parte deste sistema, também precisam de atenção especial, como: manutenção requerida, o armazenamento dessa energia deve ser inspecionado e certificado pela NR13 seus sistemas de segurança devem ser verificados periodicamente. 

 

RM - Artigos deste autor - Danielle Reis

Palestrante sênior

Redes sociais

Especialista em automação e instrumentação industrial, eletrônica e sistemas de posicionamento dinâmico, já trabalhou em empresas multinacionais e principalmente na indústria de bebidas, de transformação de plástico, de petróleo e gás Offshore & Onshore, assim como em centros de distribuição de produtos.

Possui experiência em Gestão de projetos, equipes e tecnologia, sistemas,processos e projetos.

Danielle Reis

Palestrante sênior

Especialista em automação e instrumentação industrial, eletrônica e sistemas de posicionamento dinâmico, já trabalhou em empresas multinacionais e principalmente na indústria de bebidas, de transformação de plástico, de petróleo e gás Offshore & Onshore, assim como em centros de distribuição de produtos.

Possui experiência em Gestão de projetos, equipes e tecnologia, sistemas,processos e projetos.

Redes sociais