Pré-requisitos para a compreensão da análise dimensional

Pré-requisitos para a compreensão da análise dimensional

A análise dimensional é a chave hermenêutica, que permite prever, elaborar, manipular, converter e até mesmo interpretar equações (fórmulas) e suas respectivas unidades de medidas, por isso, ela é muito utilizada no estudo da física, principalmente nos cursos de engenharia, pois facilita a compreensão de diversos conceitos de mecânica e elétrica, através da modelagem matemática e da álgebra.

Contudo, antes de explicar o conceito de análise dimensional, é necessário relacionar alguns pré-requisitos para a compreensão e aplicação da disciplina, utilizada na indústria, muitas vezes de maneira empírica, mas que auxilia na solução de problemas complexos e ajudam a manter o sistema produtivo funcionando adequadamente.

Os pré-requisitos para a compreensão da análise dimensional são:

  • Aritmética
  • Álgebra
  • Sistema Internacional de Medidas (SI)

A partir do domínio da aritmética, chega-se na álgebra, e é nela que está o grande segredo matemático, que desmistifica a compreensão do cálculo diferencial e integral, assim como da física, pois ela somada ao conhecimento das unidades de medidas convencionadas através do sistema internacional de medidas (SI), funcionam como subterfúgio, não só para a interpretação, previsão, elaboração, manipulação e converção da equações (fórmulas) utilizadas mais frequentemente no ensino superior.

  A análise dimensional é emancipadora, pois nos permite "psicografar" ao invés de decorar as equações (fórmulas), que utilizamos na modelagem matemática de diversas disciplinas, ou seja ela é desmistificadora.

Fauzi Mendonça

Enfim, o estudante ou profissional que compreendeu na plenitude a álgebra, no ensino fundamental, e foi introduzido no Sistema Internacional de Medidas (SI), terá facilidade para compreender a Análise Dimensional, o que além de muito útil no ensino médio e superior, pode ajudar a desmistificar disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral, Física e Química, assim como facilitar a aplicação empírica de diversos conceitos da física e da engenharia.

Fauzi Mendonça

Engenheiro em Eletrônica

Especializações

Manutenção e Confiabilidade

Redes sociais

Fundador, Diretor Editorial e Colunista da Revista Manutenção, escreve regularmente sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano da Engenharia, Confiabilidade, Gestão de Ativos e Manutenção.

Desenvolvedor Web e Webdesigner, é responsável pelo design, layout, diagramação, identidade visual e logomarca da Revista Manutenção.

Profissional graduado em Engenharia Eletrônica com ênfase em automação e controle industrial, pós graduado em Engenharia de Manutenção, pela Faculdade Anhanguera de Tecnologia (FAT) de São Bernardo e em Engenharia de Confiabilidade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Profissional atua há mais de vinte (20) anos com Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, onde edificou carreira profissional como Técnico, Programador, Planejador, Analista e Coordenador de PCM.


loading Pré-requisitos para a compreensão da análise dimensional - Revista Manutenção Não há mais arquivos para exibir