O TPM (Total Productive Maintenance) é uma metodologia que nasceu a partir da iniciativa de empresas japonesas, que tinham como objetivo, aprimorar as técnicas de manutenção preventiva, que surgiram nos Estados Unidos, em meados da década de cinquenta, para garantir a confiabilidade de máquinas e equipamentos, através da busca contínua pela falha zero.
Aumentar a produtividade e tornar as empresas mais competitivas no mercado é o que a metodologia propõe, através da integração entre manutenção e produção/operação, engajadas em metas que incluem a redução de perdas a partir da implementação, em quatro etapas:
1) Preparação
2) Introdução
3) Implantação
4) Consolidação
de oito pilares:
1) Manutenção autônoma
2) Manutenção planejada
3) Manutenção da qualidade
4) Melhorias específicas
5) Controle inicial
6) Educação e treinamento
7) Segurança, saúde e meio ambiente
8) Administrativo
Dada a importância do assunto para estudantes e profissionais que atuam com manutenção, segue abaixo uma relação com três livros sobre TPM (Total Productive Maintenance) recomendados para todo Gestor de Manutenção e até mesmo para planejadores, programadores e analistas que são os profissionais responsáveis por implantar e manter a metodologia nas empresas:
1 - TPM/MPT. Manutenção Produtiva Total - Yoshikazu Takahashi
Defesa e Importância do Gerenciamento Orientado para o Equipamento - Definição do Plano Básico da MTP e Implementação Pelos Departamentos - Análise e Diagnóstico dos Padrões de Gerenciamento para MP e Métodos para Melhorias - Planejamento e Gerenciamento da Manutenção - Manutenção por Iniciativa Própria (Espontânea) - Projeto para Prevenção da Manutenção e Tecnologia de Engenharia do Equipamento - Pessoal com Conhecimento do Equipamento - Treinamento em Aptidões Técnicas - Efeitos da Manutençã o Preventiva e Avaliação da Manutenção.
2 - Manutenção Produtiva Total. A Bíblia do TPM - Haroldo Ribeiro
TPM (Total Productive Maintenance - Manutenção Produtiva Total) significa a falha zero e quebra zero das máquinas, concomitantemente com defeito zero nos produtos e perda zero no processo. A quantidade de empresas que adotam o TPM tem crescido vertiginosamente fora do Japão. À medida que o tema é difundido em eventos, revistas técnicas, livros e até visitas que as empresas fazem entre si, as adesões vão aumentando em função dos resultados alcançados por aquelas que já estão com o TPM mais evoluído. Este livro contém informações sobre os fundamentos, a metodologia e os resultados do TPM, exemplos de resultados conseguidos por empresas bem-sucedidas na implantação.
3 - TPM para supervisores: Como maximizar a produtividade em processos produtivos - Haroldo Ribeiro
Esta terceira edição é uma evolução natural, ocorrida ao longo de oito anos, da edição de 1996 (revisada em 2000). Foram incorporados diversos termos e siglas que fazem parte do uso corrente, enquanto mantiveram-se algumas palavras tradicionais ou menos usadas. Este dicionário é estruturado de acordo com a seguinte seqüência de partes, todas em ordem alfabética:Parte 1: Termos em português e inglês. Parte 2: Termos em castelhano. Anexo I: Siglas das sociedades e associações de manutenção filiadas à EFNMS e à FIM, além de outras associações conhecidas. Anexo II: Sugestão de montagem de sistemas mnemônicos para indicadores e índices de manutenções, já usados e aprovados por várias empresas, associações e sociedades no Brasil. Anexo III: Termos em castelhano e seus equivalentes em português. Anexo IV: Termos em português e seus equivalentes em castelhano.
Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons | ![]() |
Livros disponibilizada por Freepik sob licença gratuita com atribuição
Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.