Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Anunciantes
Revista Manutenção EDU

Tractian Gestão de Ativos

IGUR do Brasil

ENGETAG Consultoria

Midia Kit

O TPM (Total Productive Maintenance) é uma metodologia que nasceu a partir da iniciativa de empresas japonesas, que tinham como objetivo, aprimorar as técnicas de manutenção preventiva, que surgiram nos Estados Unidos, em meados da década de cinquenta, para garantir a confiabilidade de máquinas e equipamentos, através da busca contínua pela falha zero.

Aumentar a produtividade e tornar as empresas mais competitivas no mercado é o que a metodologia propõe, através da integração entre manutenção e produção/operação, engajadas em metas que incluem a redução de perdas a partir da implementação, em quatro etapas:

1) Preparação

2) Introdução

3) Implantação

4) Consolidação

de oito pilares:

1) Manutenção autônoma

2) Manutenção planejada

3) Manutenção da qualidade

4) Melhorias específicas

5) Controle inicial

6) Educação e treinamento

7) Segurança, saúde e meio ambiente

8) Administrativo

Dada a importância do assunto para estudantes e profissionais que atuam com manutenção, segue abaixo uma relação com três livros sobre TPM (Total Productive Maintenance) recomendados para todo Gestor de Manutenção e até mesmo para planejadores, programadores e analistas que são os profissionais responsáveis por implantar e manter a metodologia nas empresas:

1 - TPM/MPT. Manutenção Produtiva Total - Yoshikazu Takahashi

516dPMilCBL._SX308_BO1,204,203,200_ Três livros sobre TPM que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção COMPRAR

Defesa e Importância do Gerenciamento Orientado para o Equipamento - Definição do Plano Básico da MTP e Implementação Pelos Departamentos - Análise e Diagnóstico dos Padrões de Gerenciamento para MP e Métodos para Melhorias - Planejamento e Gerenciamento da Manutenção - Manutenção por Iniciativa Própria (Espontânea) - Projeto para Prevenção da Manutenção e Tecnologia de Engenharia do Equipamento - Pessoal com Conhecimento do Equipamento - Treinamento em Aptidões Técnicas - Efeitos da Manutençã o Preventiva e Avaliação da Manutenção.

 

 

 

 2 - Manutenção Produtiva Total. A Bíblia do TPM - Haroldo Ribeiro

41-D0ZR2YPL._SX353_BO1,204,203,200_ Três livros sobre TPM que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção COMPRARir?t=manutencao09-20&l=am2&o=33&a=8541400379 Três livros sobre TPM que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção

TPM (Total Productive Maintenance - Manutenção Produtiva Total) significa a falha zero e quebra zero das máquinas, concomitantemente com defeito zero nos produtos e perda zero no processo. A quantidade de empresas que adotam o TPM tem crescido vertiginosamente fora do Japão. À medida que o tema é difundido em eventos, revistas técnicas, livros e até visitas que as empresas fazem entre si, as adesões vão aumentando em função dos resultados alcançados por aquelas que já estão com o TPM mais evoluído. Este livro contém informações sobre os fundamentos, a metodologia e os resultados do TPM, exemplos de resultados conseguidos por empresas bem-sucedidas na implantação.

 

 
3 - TPM para supervisores: Como maximizar a produtividade em processos produtivos - Haroldo Ribeiro

51r%2B0S7wBWL Três livros sobre TPM que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção COMPRAR

Esta terceira edição é uma evolução natural, ocorrida ao longo de oito anos, da edição de 1996 (revisada em 2000). Foram incorporados diversos termos e siglas que fazem parte do uso corrente, enquanto mantiveram-se algumas palavras tradicionais ou menos usadas. Este dicionário é estruturado de acordo com a seguinte seqüência de partes, todas em ordem alfabética:Parte 1: Termos em português e inglês. Parte 2: Termos em castelhano. Anexo I: Siglas das sociedades e associações de manutenção filiadas à EFNMS e à FIM, além de outras associações conhecidas. Anexo II: Sugestão de montagem de sistemas mnemônicos para indicadores e índices de manutenções, já usados e aprovados por várias empresas, associações e sociedades no Brasil. Anexo III: Termos em castelhano e seus equivalentes em português. Anexo IV: Termos em português e seus equivalentes em castelhano.

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Livros disponibilizada por Freepik sob licença gratuita com atribuição

COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE

Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
fauzi-mendonca Três livros sobre TPM que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção
Fauzi Mendonça
Nome: Fauzi Mendonça
Website: https://www.revistamanutencao.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Engenheiro de Manutenção


   Redes sociais: 
linkedin Três livros sobre TPM que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção
 
facebook Três livros sobre TPM que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção
 
twitter Três livros sobre TPM que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção
 
youtube Três livros sobre TPM que todo profissional da área deve ler - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Fundador, Diretor Editorial e Colunista da Revista Manutenção, escreve regularmente sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano da Engenharia de Manutenção.

Desenvolvedor Web e Webdesigner, é responsável pelo design, layout, diagramação, identidade visual e logomarca da Revista Manutenção.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Profissional graduado em Engenharia Eletrônica com ênfase em automação e controle industrial, pós graduado em Engenharia de Manutenção, pela Faculdade Anhanguera de Tecnologia (FAT) de São Bernardo, pós graduando do Curso de Engenharia de Confiabilidade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atua há mais de quinze (15) anos com Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, onde edificou carreira profissional como Programador, Planejador, Analista e Coordenador de PCM.


 

Última edição

Edições anteriores

Literatura Técnica

<

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE