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Aprenda de vez como deixar sua correia transportadora alinhada

(JWENG) Quando sua operação está funcionando a toda velocidade, tentando mover o produto ou atender os pedidos, a última coisa que você precisa é se preocupar com o desalinhamento da correia transportadora. 

Infelizmente, às vezes até mesmo o menor movimento ou mudança no transportador pode desviar a correia.

O desalinhamento dos rolos ou polias, a emenda incorreta e o acúmulo de material são algumas das coisas que podem desviar sua correia. Às vezes um pequeno golpe com maquinário pesado ou mesmo o clima, ventos fortes, gelo e até o sol, podem interromper a sua jornada.

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OS DANOS POTENCIAIS DO DESALINHAMENTO

Se for detectado e reparado cedo, uma correia desalinhada causa pouco dano ao transportador. No entanto, se não for detectado ou deixado sem reparo, outros tipos de danos podem surgir. Se constantemente atinge uma estrutura, ela não só pode danificar a estrutura como também pode usar as camadas da correia até que não haja mais nada. A largura também pode ser afetada, o que reduz a quantidade de material que pode ser transportado.

Se uma correia transportadora se desalinhar o suficiente, ela derramará material da parte de carregamento para a área ao redor, o que pode resultar em violações de segurança. Raramente ocorre aquecimento por atrito e se torna uma fonte de ignição, causando ainda mais problemas de segurança.

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REGULAMENTOS DE SEGURANÇA TAMBÉM SÃO UM FATOR

Várias áreas em todo o mundo implementaram regulamentos de segurança para resolver esses problemas. Nos EUA, por exemplo, o MSHA promulgada 30CFR 75,1731 código, que menciona especificamente que “transportadores de correia deve alinhar adequadamente para evitar que a banda em movimento ter atrito com a estrutura ou componentes” . O não cumprimento destas normas pode resultar em multas ou paralisações.

REPAROS TEMPORÁRIOS

Um recondicionamento total do transportador não é frequentemente encontrado no orçamento para a maioria das operações. Em vez disso, alguns recorrem a reparos temporários, como a colocação de rolos no transportador, o que pode tornar o problema realmente pior. Um rolo na borda da correia nem sempre é efetivo porque elas preferem puxar e não empurrar. Outra maneira de ajustar a sua correia é usar o atrito para inclinar o rolo em comparação com a direção. A terceira maneira é influenciar o perfil de tensão. As correias querem “fugir” naturalmente de uma alta voltagem. Se a tensão aumentar de um lado, ela se inclinará para o outro lado.

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FRICÇÃO E TENSÃO SE COMBINAM PARA OFERECER UM ALINHAMENTO EFETIVO

Os testes de campo mostraram que a combinação de atrito e a pressão é a melhor maneira de colocar a faixa sobre o carril quando a estrutura não pode alinhar corretamente. Vários fabricantes de equipamentos oferecem um aço rolo de retorno com uma borda anexado rolo que faz com que o rolamento para girar ou inclinar em relação ao percurso da tela. O atrito do rolete na faixa retorna ao seu lugar. O problema com este método é que o limite de banda atinge o rolo com grande força e sem muito efeito, exercendo grande pressão sobre a borda da banda. A situação pode gerar uma grande força no rolo que pode danificar a faixa.

Cortador elétrico Flexco para correias transportadoras

Outros fabricantes oferecem produtos comumente conhecidos como “wobblers”, que usam um único rolamento central dentro de um tubo revestido por rolo para orientar a correia. O problema com este projeto é que para criar forças de direção, o rolo deve ser inclinado para baixo no lado desalinhado. Isso é contraproducente, pois diminuir a tensão fará com que a banda fique ainda mais desalinhada, rapidamente. Somente em aplicações de tensão mais leve, onde a força de direção tem mais impacto do que a tensão, esse método tem a possibilidade de funcionar bem.

Para evitar exercer demasiada pressão ou agravar um problema de alinhamento, escolha um alinhador com um design de “pivotagem e inclinação” que proporcione atrito e altere o perfil de tensão da correia. Quando os mecanismos de pivotagem e inclinação trabalham juntos, eles são até três vezes mais efetivos para redefinir as bandas no centro do transportador.

Na próxima vez que você tiver problemas com uma faixa desalinhada em um ou nos dois lados, considere o uso de um alinhador que “gira e se inclina”. Você terá uma solução eficaz escondida sob sua manga, que pode ser implementada antes de causar muito dano ou parar o tempo.

via JWENG

JW Engenharia

Texto: Segunda edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons {japopup type="ajax" content="http://www.revistamanutencao.com.br/licenca/by-sa.html" width="800" height="600"}{/japopup}
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APRESENTAÇÃO:

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área comercial com foco em indústrias. Decisões diárias, atualizações constantes e uma boa prática de relacionamento com clientes/fornecedores/colaboradores. Coordenei a implantação de programas de ERP, o Datasul da Totvs e JIVA. Realiza visitas técnicas e comerciais.

Meu propósito de Vida! Motivar e liderar as pessoas para alcançarem seus objetivos pessoais e/ou do grupo de forma alegre e respeitando os mandamentos de Deus. Acredito ser possível melhorar as pessoas e a sociedade colocando nossas habilidades profissionais e pessoais a serviço.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Engenheiro Eletricista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Palestrante, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. MBA em Gestão Empresarial pelo SENAC.