(via JWENG) O grampo para emenda de correia transportadora, popularmente chamado de grampo Fera ou grampo Farpa, é utilizado para realizar uniões seladas em correias transportadoras e elevadoras sem ou com abaulamento.
Além de ser muito utilizado para emendas de alta resistência, os grampos também são indicados para reparos em lascas nas correias, rasgos longitudinais e furos em correias que realizam o transporte de minérios como cimento, carvão, areia, pedra britada, sal e trigo.
Caso tenha interesse em algum item que não está listado nesta página, entre em contato com nosso departamento técnico e comercial, pois a JW Engenharia consegue atender a sua demanda via desenvolvimento específico. Então clique aqui e entre em contato conosco.
Características do grampo para emenda de correia transportadora
As porcas e os parafusos do grampo são de alta resistência e as chapas inferior e superior são dotadas de dentes que comprimem a correia. As extremidades são levemente dobradas para dentro para que possam penetrar na correia, e também possui alojamento para porcas e parafusos de aperto para que não tenha nenhum tipo de interferência com os raspadores.
O grampo é confeccionado em chapa de aço carbono, com parafusos e porcas que são de altíssima resistência ou também em aço inox magnético (até mesmo as porcas e parafusos). Esse modelo de grampo dispõe ferramentas específicas para a sua instalação, desse modo faz com que a sua montagem seja segura e rápida.
10 dicas para prolongar a vida útil dos equipamentos.
Como escolher o tamanho do grampo fera (ou grampo farpa)?
O tamanho apropriado do grampo fera ou grampo farpa é determinado de acordo com a espessura da correia transportadora (Tabela 1). Observe que se os extremos das faixas de utilização dos grampos se sobrepõem, então torna-se possível, em alguns casos, a aplicação de dois tamanhos de grampos para a mesma espessura de correia.
Se isto ocorrer, opte pelo tamanho menor, a não ser que a correia esteja sujeita a altas tensões ou cargas muito pesadas.
Verifique se os diâmetros das polias do transportador satisfazem o mínimo recomendado e se a tensão da correia não ultrapassa o máximo especificado para o grampo fera (ou grampo farpa) (Tabela 1).
Tabela 1: Seleção do tamanho do grampo apropriado
Medição do diâmetro da polía
A quantidade necessária de grampos é determinada em função do tamanho do grampo e da largura da correia (Tabela 2).
Tabela 2: Quantidade de grampos necessários
Clique aqui e confira nossos catálogos de produtos. Descubra outros modelos de grampos para emenda de correia transportadora disponíveis na JW Engenharia.
via JWENG
Texto: Segunda edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons | ![]() |
{japopup type="ajax" content="http://www.revistamanutencao.com.br/licenca/by-sa.html" width="800" height="600"}{/japopup} |
Fotos disponibilizada por JWENG sob licença grátis com atribuição