Conhecer bem os procedimentos de bloqueio e etiquetagem é fundamental para executar um trabalho seguro em qualquer indústria. Pensando nisso, a Tagout desenvolveu um canal bem completo no Youtube onde você pode aprender o passo a passo de como realizar diversos procedimentos.
Os Equipamento de Proteção Coletiva (EPCs) são essenciais para o desenvolvimento de qualquer atividade industrial. Esses dispositivos são instalados e utilizados no ambiente de trabalho para a proteção coletiva. Eles têm o objetivo de proteger os trabalhadores, só que em relação aos riscos coletivos existentes nos processos.
Por isso, saber como bloquear de maneira eficaz é muito importante para evitar acidentes e garantir a segurança de toda a equipe. Dá uma olhada nos cinco vídeos que separamos para você!
1 - Cadeados de bloqueio
Os cadeados de bloqueio servem para impedir o religamento mecânico e elétrico de máquinas, equipamentos ou painéis elétricos. Eles devem estar acompanhados da sinalização de bloqueio adequada, como a etiqueta de bloqueio ou identificação contendo o horário e a data do bloqueio, o motivo da manutenção e o nome do responsável.
2 - Garras de bloqueio 6 furos não condutora e os Dispositivos de Bloqueio Universal (DBU) para disjuntores
As garras de bloqueio são ideais para o travamento de disjuntores em geral. Os seis furos permitem que até seis profissionais bloqueiem uma única fonte de energia. A garra é feita de material rígido, resistente à alta temperatura e não condutor elétrico.O Dispositivo de Bloqueio Universal para Disjuntores (DBU) é utilizado para bloquear disjuntores que atendem a norma DIN monopolar, bipolar e tripolar, NEMA e Disjuntor Caixa Moldada. Ele é composto por uma capa de plástico ABS vermelho,com base de nylon rígido preto, um parafuso de latão de fixação manual e um orifício para colocação do cadeado frontal ou lateralmente.
A utilização do mesmo bloqueio por mais de um técnico assegura que a máquina ou equipamento permaneça bloqueado até que todos os envolvidos na manutenção ou inspeção tenham concluído as suas atividades. Para isso, cada funcionário de manutenção coloca o seu cadeado e sua etiqueta de identificação em um dos seis furos da garra de bloqueio. O equipamento só é liberado depois que todos os envolvidos tenham concluído e retirado seus respectivos cadeados e etiquetas, aumentando a segurança e eficácia do processo de bloqueio.
3 - Válvula de bloqueio borboleta ou wafer
As válvulas de bloqueio são aquelas que permitem a passagem de determinada substância apenas para um dos lados, bloqueando a direção contrária. A válvula de bloqueio borboleta ou wafer conta com um disco de roda ao redor do eixo, paralelo ao fluido em sistema aberto e perpendicular ao fluido com sistema fechado. É eficiente para baixa pressão.
4 - Bloqueio de válvula registro ou gaveta
Um dos dispositivos bastante utilizados é o bloqueio de válvula registro, também conhecido como bloqueio de válvula gaveta. A Tagout possui dispositivos de bloqueio de válvula registro (gaveta) nas medidas 10,5" a 13,5" (270 A 340 mm). O bloqueio de válvula gaveta é feito em plástico polipropileno na cor vermelha. O dispositivo vem acompanhado de um adesivo impresso a laser com secagem a raio UV.
5 - Válvula de bloqueio esfera monobloco
A válvula de bloqueio esfera monobloco possui obturador esférico no corpo tubular e tem passagem cilíndrica. Pode ficar na posição aberta ou fechada. Para realizar o bloqueio, você deverá usar também um cabo de aço revestido de PVC, o prensa cabo de 6 furos e o Dispositivo de Bloqueio Universal para Disjuntores (DBU).