Solomar Rockembach, Técnico em Eletrônica, assumiu a presidência da autarquia federal em ato solene realizado nesta sexta-feira (2), em Brasília. A diretoria executiva da gestão 2022/2026 é composta também pelo vice-presidente Ricardo Nerbas e os diretores José Carlos Coutinho (Financeiro); Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo) e Bernardino José Gomes (Fiscalização e Normas).
O Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) empossou a Diretoria Executiva da gestão 2022/2026. O Técnico em Eletrônica, Solomar Rockembach, assumiu a presidência da autarquia federal em ato solene realizado nesta sexta-feira (2), em Brasília, durante a 21ª Sessão Plenária Extraordinária. Na oportunidade também foram empossados o vice-presidente, os diretores Financeiro; Administrativo; de Fiscalização e Normas, e os conselheiros federais eleitos pelos estados do Amazonas e Amapá. Todos os mandatos serão de quatro anos.
Conselheiros federais, membros da Junta Governativa do CFT, presidentes dos conselhos regionais que integram o Sistema CFT/CRTs, conselheiros regionais e integrantes da junta governativa do CRT-01 e funcionários, prestigiaram a sessão que marcou a despedida do ex-presidente Wilson Wanderlei Vieira.
Após prestar juramento os eleitos foram empossados pela Comissão Eleitoral Nacional (CFT).
Diretoria Executiva CFT - Gestão 2022/2026
Presidente - Solomar Rockembach
Vice-presidente – Ricardo Nerbas
Diretor Financeiro - José Carlos Coutinho
Diretor Administrativo - Valdivino Alves de Carvalho
Diretor de Normas e Fiscalização – Bernardino José Gomes
Novos conselheiros federais
Amapá
Ronaldo Aguiar de Carvalho (titular)
Wilson de Souza Costa (suplente)
Amazonas
Aderson Costa Pereira (titular)
Eduardo Carneiro Sousa (suplente)
Com a posse dos novos conselheiros federais o Plenário do CFT passa a contar com a representação de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
Emoção e reconhecimento
A posse dos eleitos foi marcada por momentos de emoção, compromisso com a valorização da categoria dos técnicos industriais e defesa da sociedade. Wilson Wanderlei Vieira, presidente do CFT na gestão 2018/2022 e coordenador da Junta Governativa, desde abril deste ano, despediu-se do cargo apresentando um relato histórico do movimento que resultou na criação do CFT, prestou contas do mandato e reiterou acredita e tem confiança no trabalho da nova diretoria, formada por nomes que ajudaram no movimento e por membros da gestão anterior.
“Solomar, Nerbas, Coutinho, Valdivino e Bernardino. Renovo aqui minha confiança no mandato de vocês. Contem comigo em todos os momentos. Continuarei técnico industrial, sempre disposto a colaborar com a nossa categoria e com o Sistema CFT/CRTs", reiterou Wilson Wanderlei Vieira.
Sobre o Sistema CFT/CRTs
O Sistema CFT/CRTs é constituído pelo Conselho Federal e mais 11 conselhos que abrangem as 27 unidades da federação. O CFT e os regionais foram criados pela Lei Federal nº13.639, sancionada pela Presidência da República em 26 de março de 2018. A partir da legislação vigente os técnicos industriais de nível médio, formados por instituições de ensino autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), deixaram de ser fiscalizados pelo Sistema Confea/Crea e passaram a ter as atribuições, campos de atuação e prerrogativas profissionais normatizados pelo CFT, instituído com a finalidade de proteger a sociedade.
Atualmente, mais de 672 mil técnicos estão registrados no Sistema de Informação do Conselho dos Técnicos Industriais (Sinceti), ambiente virtual onde os profissionais emitem os Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs) para laboração de estudos ou execução de projetos e serviços em mais de 190 modalidades. Desde 2018 já foram emitidas 194 resoluções e mais de três milhões de TRTs, evidenciando a importância da categoria para o desenvolvimento social e econômico do País.
União e trabalho da nova diretoria
Ao assumir a presidência do CFT, Solomar Rockembach agardeceu os 4.520 votos conquistados na eleição realizada no dia 16 de agosto. Reiterou que a vitória renova o compromisso da nova diretoria com a promoção e valorização técnicos industriais que, que segundo o novo presidente, atuam como agentes de transformação e desenvolvimento socioeconômico do País.
“Acredito no exercício legal da profissão como mecanismo de união e fortalecimento desta categoria formada por técnicos industriais que elaboram estudos, executam projetos, serviços e estão presentes no cotidiano das pessoas e nos diversos setores da economia brasileira. Acredito na educação profissional de qualidade, que forma técnicos e técnicas para tornar a sociedade ainda mais desenvolvida. Acredito nos meus companheiros de diretoria, no plenário federal renovado, agora com a representatividade de todas as unidades da federação. Acredito no engajamento dos regionais liderados pelos presidentes e suas respectivas diretorias, personagens importantes deste processo que visa unificar e fortalecer o sistema CFT/CRTs", afirmou Solomar Rockembach.
Manifestações
Os membros da junta governativa, integrantes da diretoria eleita, presidentes dos regionais e conselheiros federais, também usaram a palavra na sessão plenária realizada no auditório central da Legião da Boa Vontade. Todas as manifestações destacaram as conquistas desde que o CFT foi criado como conselho de classe dos técnicos industriais e desejaram sucesso à nova diretoria.
Primeiras ações
Após o encerramento da sessão plenária o presidente eleito convocou uma reunião reservada com os 27 conselheiros federais da gestão 2022/2026. O objetivo foi promover a abertura de um canal permanente de diálogo entre a nova diretoria e os membros do plenário federal.
Na sequência ocorreu um encontro com a equipe de funcionários do CFT, oportunidade em que foram anunciadas as diretrizes de trabalho da nova diretoria do CFT.
“Não faremos nada sem o apoio e o trabalho dos senhores”, resumiu Solomar Rockembach, ao reforçar a importância do engajamento de todos.
Sobre os eleitos
Solomar Rockembach, 69 anos, é gaúcho natural de Pelotas, Técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica Federal de Pelotas, é servidor aposentado da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Na gestão 2018/2022 exerceu o cargo de Financeiro do CFT.
O novo presidente do CFT também é advogado, presidente da Associação Brasileira dos Técnicos Industriais (Abeti); ex-presidente da Associação de Defesa e Orientação do Cidadão (Adoc-PR), ex-presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais do Paraná (Sintec-PR), ex-diretor da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (Fentec) e da Organização Internacional dos Técnicos Industriais (Oitec).
Ricardo Nerbas é natural é São Leopoldo, Técnico em Eletrotécnica aposentado pela CEEE. Entre os anos de 2018/2022 presidiu o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS).