O Relatório “O Futuro do Emprego”, realizado pelo Fórum Econômico Mundial em 2023, registrou em ampla pesquisa quais as principais características a serem priorizadas pelas empresas em seus colaboradores em um futuro próximo.
As habilidades listadas vão das comportamentais (soft skills) até competências mais específicas e técnicas. Confira abaixo:
1. Pensamento Analítico
2. Pensamento Criativo
3. Inteligência Artificial e Big Data
4. Liderança e Influência Social
5. Resiliência, Flexibilidade e Agilidade
6. Curiosidade e Aprendizado ao Longo da Vida
7. Alfabetização Tecnológica
8. Design e Experiência do Usuário
9. Motivação e Autoconsciência
10. Empatia e Escuta Ativa
Aplicabilidade no setor industrial
Ao pensar no cenário industrial, é possível relacionar algumas das habilidades acima com a modernização do setor e o estabelecimento da Indústria 4.0. A competência de trabalhar com “Inteligência Artificial e Big Data”, por exemplo, evidencia essa tendência quando ocorrem em sintonia com ações de automação.
Na mesma toada, dentro das dez habilidades, o “Letramento Tecnológico” e o “Design e Experiência do Usuário” também compõem um escopo voltado ao desenvolvimento tecnológico das empresas industriais. Assim, procurar por cursos técnicos e maior especialização nessas áreas é uma possibilidade para se atualizar no mercado de trabalho.
Além das capacidades mais técnicas, o relatório também traz o “Pensamento Analítico” e o “Pensamento Criativo” como principais focos. Essas habilidades estão relacionadas à busca por soluções. Enquanto a primeira foca em procedimentos mais objetivos e direcionados para questões bem definidas, a segunda oferece uma perspectiva voltada à criação de soluções e de novas formas de enxergar problemas mais vagos. Tais competências se fazem essenciais para o bom funcionamento do setor, haja vista as múltiplas variáveis que ocorrem no processo industrial.
Outro grupo de habilidades que não foge da lista são as soft skills. Aqui elas são representadas por “Resiliência, flexibilidade e agilidade”, “Curiosidade e aprendizado ao longo da vida” e “Motivação e autoconsciência”. Soma-se, ainda, as que envolvem trabalho e grupo, como “Liderança e influência social” e “Empatia e escuta ativa”. Essas características interpessoais são valorizadas em qualquer empresa e setor, justamente por estarem relacionadas a um viés mais comportamental, fator imprescindível para o bom funcionamento da indústria e do ambiente de trabalho.
Acesse o relatório completo em https://www.weforum.org/publications/the-future-of-jobs-report-2023/