Intensivão 6.0 chega ao fim, confira os destaques

Intensivão 6.0 chega ao fim, confira os destaques

Entre os dias 6 e 9 de junho, aconteceu o Intensivão 6.0 que abordou o tema "Gestão Online de Ativos". O evento é conhecido por abordar conteúdos gratuitos para os profissionais da linha de frente da manutenção. Nesta edição, mais uma vez, a apresentação ficou por conta do Alex Vedan e Hugo Yoshida, da TRACTIAN, e Fauzi Mendonça, da Revista Manutenção.

Ao todo, foram mais de 8 horas de conteúdo técnico gratuito de alta qualidade, disponibilizados para a comunidade de manutenção durante a semana. Outro grande destaque, foi a interpretação simultânea das aulas para LIBRAS - Língua brasileira de sinais, possibilitando ainda mais o acesso a qualificação profissional.

As aulas foram ministradas por profissionais referência no mercado e transmitidas ao vivo, com temas relevantes para a área de manutenção.

No primeiro dia, Itiel Gonçalves, diretor de manutenção na INPASA, ministrou a aula sobre "Monitoramento Online nos Indicadores de Manutenção." Em sua abordagem apresentou desde o papel do departamento de manutenção para uma organização até os principais indicadores utilizados por ele, com um embasamento teórico para ajudar no entendimento. Além da participação de Gilmar Santos, gerente de manutenção da empresa, que apresentou alguns casos práticos que mostram a importância da aplicação de indicadores de manutenção em campo.

A segunda aula foi comandada por Luis Carlos Cyrino, consultor na área de manutenção industrial e diretor do blog Manutenção em Foco. Ele ensinou desde a origem, fatores essenciais até os principais pilares do WCM, Word Class Manufacturing ou Manutenção de Classe Mundial, em português.

O especialista de manutenção e confiabilidade Regional da Yara, Ronaldo Blum, foi o responsável pela terceira aula sobre "Disponibilidade e Confiabilidade de Ativos" na Indústria. Blum apresentou um conteúdo completo sobre como os conceitos são importantes para para o gerenciamento de ativos na manutenção, além de dicas para atingir a máxima eficiência dos equipamentos.

Para fechar o Intensivão 6.0, Débora Rocha, Engenheira de Aplicações na TRACTIAN e Especialista em CMMS e Monitoramento Online, explicou sobre a importância da sincronia entre o PCP e PCM, trazendo o papel e contexto de cada um dos setores e como a comunicação entre eles é crucial para a sinergia na indústria.

Quem participou do evento e confirmou a presença na plataforma, vai ter acesso ao certificado de participação a partir da próxima segunda-feira (13/06). Assim como nas edições anteriores, vamos ter um sorteio para quem compartilhar o certificado no LinkedIn marcando a Tractian e Revista Manutenção, fique de olho em nossa página que postaremos mais detalhes de como vai funcionar.

Se você não conseguiu assistir alguma das aulas, pode ficar tranquilo. As aulas desta edição e das anteriores estão disponíveis no Tractian Academy. Basta acessar para turbinar ainda mais o seu currículo, gratuitamente.

O Intensivão é resultado de uma parceria entre a Revista Manutenção e Tractian e, nesta edição, contou com o apoio de parceiros como Manutenção em Foco, Clube do Técnico, Fupai, Inpasa, Yara e Diário da Manutenção.

Mesmo com o fim do Intensivão, você pode continuar aprendendo e trocando conhecimentos na área de manutenção. Entre agora mesmo no nosso Grupo do Telegram e faça parte da maior comunidade de manutenção do país.

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.