A segunda edição do Fórum de Integração de Profissionais e Empresas de Manutenção (FIPEM), realizado em Recife-PE, contou com a presença de mais de 500 profissionais da área de manutenção e diversas indústrias em torno de um assunto em comum: como melhorar a disponibilidade dos ativos, antecipar falhas e elevar a assertividade com base em dados das equipes de manutenção.
A TRACTIAN foi uma das empresas patrocinadoras do evento e apresentou em seu stand tecnologias preditivas e prescritivas que antecipam falhas no dia a dia da manutenção. A empresa brasileira é referência no monitoramento online de máquinas industriais e tem direito internacional exclusivo de explorar o algoritmo de predição de falhas concedido pela principal patenteadora do mundo a USPTO (United States Patent and Trademark).
Pedro Piovesan, que é Sócio e Diretor de Sucesso do Cliente na TRACTIAN, destacou: “A adoção de tecnologias na Indústria tem o poder de transformar a forma como as empresas produzem e operam, tornando processos mais eficientes, seguros e sustentáveis. E a Tractian tem orgulho em ser uma das empresas que tem ajudado a disseminar essa cultura no Brasil, fornecendo soluções inovadoras de monitoramento de ativos em tempo real".
Durante o evento, Piovesan participou de uma mesa redonda cujo tema era "Indústria 4.0 no Nordeste: onde estamos e para onde vamos", e debateu sobre desenvolvimento da indústria na região, implementação de tecnologias que podem impactar os resultados e como treinar a equipe para o uso dessas ferramentas.
Outro destaque também foi a palestra realizada pelo Erik Cordeiro, Engenheiro Sr. de Aplicações na TRACTIAN, sobre o tema "Monitoramento Online como ferramenta estratégica para a manutenção.”
Na palestra, Erik expôs o quanto a manutenção prescritiva é um dos principais benefícios do monitoramento online de ativos, permitindo que empresas possam identificar e corrigir problemas antes que eles causem paradas não programadas ou falhas graves. Dessa forma, é possível economizar tempo e dinheiro em manutenção corretiva, além de aumentar a segurança dos trabalhadores e do ambiente.
Inúmeros profissionais, incluindo técnicos, engenheiros, fornecedores de serviços e materiais, reuniram-se em um evento no estado com o propósito de trocar boas práticas, discutir problemas em comum e trabalhar juntos na busca de soluções em planejamento, programação e engenharia de manutenção. Durante todo o dia, os participantes tiveram a oportunidade de visitar stands de exposições e explorar as últimas novidades em produtos, serviços e tecnologias voltadas para a área de manutenção.