A Tesla Inc. superou as expectativas de entrega no quarto trimestre, mas não o suficiente para manter sua posição líder, sendo ultrapassada pela chinesa BYD (Beyond Your Dreams) como a maior vendedora de veículos totalmente elétricos no mundo.
A Tesla entregou 484.507 veículos nos últimos três meses, superando a estimativa média dos analistas de 483.173 entregas. No entanto, a BYD superou a concorrência e vendeu 526.409 veículos totalmente elétricos no trimestre, tornando-se a nova líder mundial na categoria. A conquista se deve principalmente ao acesso à modelos mais acessíveis na China.
A montadora de Elon Musk ficou aquém do cenário, mesmo superando a meta estimada há um ano atrás. Não foi possível estimular a demanda o suficiente para sustentar a produção de 2 milhões de carros, conforme mencionado pelo CEO aos analistas.
A mudança nas posições reflete a crescente influência da China na indústria automobilística global. Vale lembrar que o país já pode ter ultrapassado o Japão como o maior exportador mundial de automóveis em 2023, uma vez que EUA, Coreia do Sul e Alemanha também já foram deixado para trás.
Embora a BYD não venda nos EUA, onde enfrentaria tarifas de importação e outros obstáculos, a Tesla continua a ser dominante no mercado norte-americano de veículos elétricos, conforme destacado por analistas. A Tesla gera mais receita e lucro do que a BYD devido aos preços mais altos de seus veículos e à dependência de dois modelos, o Modelo Y e o Modelo 3, para a maioria de suas vendas.
Embora a Tesla não divulgue as vendas trimestrais por região, os EUA e a China continuam sendo seus maiores mercados, com fabricação ocorrendo em várias instalações em todo o mundo.