Inauguração
Inauguração disponibilizada pela Azul via Press Release sob licença grátis com atribuição

Centro de manutenção pesada da azul em Belo Horizonte entra em operação

(Azul Linhas Aéreas) Com o objetivo de ampliar a capacidade de manutenção de suas aeronaves, a Azul Linhas Aéreas reinaugurou no aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte (MG,) as novas instalações do centro de manutenção pesada, que agora comportará mais aeronaves para a realização de manutenção pesada. Com o invetimento realizado a Azul Linhas Aéres espera além de ampliar a capacidade de realizar manutenção, economizar com a terceirização de serviços, pois o novo hangar passará a comportar cinco aeronaves simultaneamente para serviços pesados, ou seja, aqueles que mais demandam tempo para serem executados. A capacidade até então era de três aeronaves.

Com a ampliação, a companhia também reforçou seu time: foram contratados 50 novos AzulTecs – como são chamados os técnicos de manutenção da Azul. Como resultado desses investimentos, a empresa espera ter ainda mais autonomia para execução das atividades de manutenção, reduzir custos e introduzir novas tecnologias, além ampliar o desenvolvimento do trabalho no local. Hoje, são realizadas na Pampulha as checagens (como são chamadas as inspeções regulares e reparos de aeronaves) dos turboélices ATR 72-600 e jatos Embraer 190 e 195.

“Toda atividade de manutenção rotineira ou eventual que necessite de mais tempo ou do afastamento daquela aeronave da malha da companhia, é realizada dentro dos hangares. Estamos investindo nessa área e na contratação de pessoas para ampliar nosso leque de atuação e continuar a garantir um alto padrão de segurança operacional”, comenta Flávio Costa, vice-presidente Técnico-Operacional da Azul. “Para nós, é uma grande conquista obter ainda mais espaço de hangar e direcionar mais AzulTecs para a realização interna dessas checagens e reparos. Ganharemos muito em eficiência e qualidade”, celebra ele.

A manutenção de um único equipamento pode levar até doze dias para ser concluída e, em média, 48 pessoas são necessárias para formar uma equipe completa, que trabalha diariamente nessas checagens. Ao todo, serão mais de 150 pessoas atuando diretamente na manutenção de aeronaves na Pampulha.

Ficha técnica do Hangar 19:

- Área do terreno 2.592 m² - incluindo área adicional para resíduos e inflamáveis.

- Vinigalpão em modelo arco, medindo 40 m x50 m, 15,22 m de altura e pé direito de 8 m;

- Área total construída será de 2.000 m²;

- Estrutura metálica feita de treliças em aço carbono, coberta com lona de PVC e reforçada com tecido de poliéster (blackout);

- Portas de correr sobre trilhos, com possibilidade de fechamento total;

- Sistema de exaustão lateral para manter o conforto térmico.

via Azul
Azul Linhas Aéreas

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.


loading Centro de manutenção pesada da azul em Belo Horizonte entra em operação - Revista Manutenção Não há mais arquivos para exibir