Empresas gigantes que realizam projetos gigantes. A Inpasa, maior produtora de etanol de grãos do país, prossegue em movimento com a conclusão de projetos e anúncios de outros novos que serão realizados em breve.
A empresa concluiu recentemente o projeto de Balsas no Maranhão. A biorrefinaria de etanol de grãos está sendo considerada como a maior do setor de etanol de grãos da América Latina.
Falando em números, o complexo recém-inaugurado é capaz de processar anualmente 2 milhões de toneladas de milho e sorgo. Além disso, ela é capaz de fabricar 925 milhões de litros de Etanol.
A planta maranhense também será capaz de produzir o chamado DDG (Distillers Dried Grains ou "grão seco de destilaria" em português). Este tipo de grão seco é amplamente utilizado para a fabricação de produtos do setor de nutrição animal.
Por fim, a nova unidade, que recebeu um investimento final de R$2,5 bilhões, também será capaz de fabricar 47 mil toneladas de óleo vegetal.
Mas o apetite da Inpasa por novos projetos não para por aí. Durante os últimos anos, a empresa buscou novas formas de fazer a manutenção funcionar eficientemente. Fechou uma parceria com a Tractian e chegou a alcançar 99,76% de disponibilidade após a instalação de sensores de monitoramento preditivo e um software de gestão de ativos.
Além disso, a empresa anunciou há um mês um novo projeto para instalar uma nova refinaria na cidade de Rio Verde, em Goiás.
A cidade é conhecida por ser uma das principais potências do agronegócio do Brasil pelo seu papel de protagonista em atividades do setor.
De maneira semelhante ao que foi aplicado em Balsas (MA), a Inpasa também aplicará um investimento de R$2,5 bilhões em Rio Verde (GO).
A futura unidade está sendo planejada para ser capaz de produzir diariamente até 35 mil toneladas de milho e sorgo e ser capaz de armazenar até 6,2 milhões de toneladas de grãos. De acordo com o projeto, o complexo deverá consumir cerca de 2 milhões de toneladas do milho que é produzido no estado de Goiás.
De maneira semelhante ao projeto maranhense, a refinaria goiânia também produzirá o grão seco de destilaria (DDG), o que deverá beneficiar rebanhos bovinos nas proximidades.
Calcula-se que o projeto deverá proporcionar até 3 mil oportunidades de trabalho ao longo do seu curso de implantação.
Referências:
https://www.comprerural.com/gigante-do-etanol-de-milho-vai-investir-r-25-bilhoes-em-megaindustria-no-coracao-do-agro/
https://www.canalrural.com.br/agricultura/maior-produtora-de-etanol-de-milho-do-brasil-anuncia-usina-em-goias/
https://www.ma.gov.br/noticias/inpasa-inaugura-nova-unidade-em-balsas-ma-com-investimento-de-r-25-bilhoes-e-reforca-lideranca-no-etanol-de-graos
https://www.balsas.ma.gov.br/informa/51/balsas-ganha-unidade-da-inpasa-a-maior-biorrefinar