Presidente da ABNT assume presidência da Associação Mercosul de Normalização

Presidente da ABNT assume presidência da Associação Mercosul de Normalização

É a primeira vez que o Brasil assume o cargo na AMN. A vice-presidente é a Diretora Geral do INTN do Paraguai. O presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT Dr. Mario William Esper, tomou posse da presidência do Conselho Deliberativo da Associação Mercosul de Normalização – AMN em uma cerimônia no Centro Universitário UDC. A senhora Patricia Echeverría Martínez - Diretora Geral do Instituto Nacional de Tecnología, Normalización y Metrología do Paraguay – INTN assume a vice-presidência, o mandato é de dois anos (2022:2024).

O Diretor Superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu - BR General Eduardo Castanheira Alves Garrido, a Reitoria da UDC, Profa. Rosicler Hauagge do Prado, Dr. Acir do Prado, Dr. Fábio Prado, estudantes e professores, além de dirigentes de todos os organismos nacionais de normalização dos países-membros da AMN prestigiaram a cerimônia de posse.

A AMN é o único organismo responsável pela gestão da normalização voluntária no âmbito do Mercosul. O objetivo é a promoção e desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas, como qualidade dos produtos e serviços nos países membros do Mercosul, desenvolvimento industrial, ciência e tecnologia para o benefício do comércio e da integração econômica, o intercâmbio de bens e serviços entre outros.

 Lançamento de normas educacionais 

Durante a cerimônia, o presidente da ABNT fez o lançamento de novas normas técnicas voltadas ao segmento educacional que foram elaboradas pela Comissão de Estudos Especiais e Serviços Educacionais e Aprendizagem da ABNT CEE 250, a qual o Pró-reitor da UDC Prof. Dr. Fábio Prado é o Coordenador Geral. Foram elas:

ABNT NBR ISO 29991 - Serviços de aprendizado de línguas — Requisitos;

ABNT NBR ISO 29992 - Avaliação dos resultados dos serviços de aprendizagem — Orientação;

ABNT NBR ISO 29993 - Serviços de aprendizagem fora da educação formal — Requisitos de serviço.

“A Comissão reúne educadores de todos os estados do Brasil, todos focados em transformar as vidas das pessoas com qualidade e o compromisso de avaliar, organizar, analisar e dar praticidade às Normas”, explica Prado.

 Título de Doutor Honirs Causa 

O presidente da ABNT Dr. Mario Willian Esper e o Presidente do Inmetro Dr. Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior receberam da Reitora do Centro Universitário UDC Professora Rosicler Hauagge do Prado, do Vice-reitor Dr. Acir Amilto do Prado e do Pró-reitor Prof°. Dr. Fábio Prado a maior honraria da instituição, o título de Doutor Honoris Causa, como forma de homenagear a trajetória e história dos profissionais, pelas contribuições na educação e desenvolvimento do país.

O presidente da ABNT Dr. Mario Willian Esper agradeceu: “É uma grande honra, recebo com grande emoção esse título. Nós trabalhamos para isso, para contribuir com o conhecimento e com a transformação da sociedade através dele. A UDC está à frente de muitas universidades, é inovadora, moderna, sua reitoria está sempre em busca do melhor para seus alunos. Receber este título significa muito. Obrigado”.

O Presidente do Inmetro Dr. Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior também se emocionou: “É bastante emocionante receber essa comenda. Sinto-me bastante honrado. Passei grande parte da minha vida nos bancos acadêmicos, como aluno e, também como professor. Ser reconhecido com tão grande homenagem me faz ter certeza de que o conhecimento é sempre a melhor escolha. Muito obrigado por essa oportunidade”.

Para a Reitora Profa. Rosicler Hauagge do Prado: “Fazer a entrega dos títulos Doutor Honoris Causa aos dois, que se tornaram importantes personagens em nossa instituição é uma honra. São pessoas de grande relevância para sociedade”.

O Dr. Fábio Prado falou com emoção dos homenageados: “Este é um momento de grande emoção para nossa instituição e para mim, que tenho o Dr. Mario Willian como um mentor e o Dr. Marcos Heleno como exemplo profissional e acadêmico”.

"É uma honra oferecer o título a pessoas tão importantes e que contribuem grandemente para o país”. Vice-reitor Dr. Acir Amilto do Prado.

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.


loading Presidente da ABNT assume presidência da Associação Mercosul de Normalização - Revista Manutenção Não há mais arquivos para exibir