É a primeira vez que o Brasil assume o cargo na AMN. A vice-presidente é a Diretora Geral do INTN do Paraguai. O presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT Dr. Mario William Esper, tomou posse da presidência do Conselho Deliberativo da Associação Mercosul de Normalização – AMN em uma cerimônia no Centro Universitário UDC. A senhora Patricia Echeverría Martínez - Diretora Geral do Instituto Nacional de Tecnología, Normalización y Metrología do Paraguay – INTN assume a vice-presidência, o mandato é de dois anos (2022:2024).
O Diretor Superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu - BR General Eduardo Castanheira Alves Garrido, a Reitoria da UDC, Profa. Rosicler Hauagge do Prado, Dr. Acir do Prado, Dr. Fábio Prado, estudantes e professores, além de dirigentes de todos os organismos nacionais de normalização dos países-membros da AMN prestigiaram a cerimônia de posse.
A AMN é o único organismo responsável pela gestão da normalização voluntária no âmbito do Mercosul. O objetivo é a promoção e desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas, como qualidade dos produtos e serviços nos países membros do Mercosul, desenvolvimento industrial, ciência e tecnologia para o benefício do comércio e da integração econômica, o intercâmbio de bens e serviços entre outros.
Lançamento de normas educacionais
Durante a cerimônia, o presidente da ABNT fez o lançamento de novas normas técnicas voltadas ao segmento educacional que foram elaboradas pela Comissão de Estudos Especiais e Serviços Educacionais e Aprendizagem da ABNT CEE 250, a qual o Pró-reitor da UDC Prof. Dr. Fábio Prado é o Coordenador Geral. Foram elas:
ABNT NBR ISO 29991 - Serviços de aprendizado de línguas — Requisitos;
ABNT NBR ISO 29992 - Avaliação dos resultados dos serviços de aprendizagem — Orientação;
ABNT NBR ISO 29993 - Serviços de aprendizagem fora da educação formal — Requisitos de serviço.
“A Comissão reúne educadores de todos os estados do Brasil, todos focados em transformar as vidas das pessoas com qualidade e o compromisso de avaliar, organizar, analisar e dar praticidade às Normas”, explica Prado.
Título de Doutor Honirs Causa
O presidente da ABNT Dr. Mario Willian Esper e o Presidente do Inmetro Dr. Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior receberam da Reitora do Centro Universitário UDC Professora Rosicler Hauagge do Prado, do Vice-reitor Dr. Acir Amilto do Prado e do Pró-reitor Prof°. Dr. Fábio Prado a maior honraria da instituição, o título de Doutor Honoris Causa, como forma de homenagear a trajetória e história dos profissionais, pelas contribuições na educação e desenvolvimento do país.
O presidente da ABNT Dr. Mario Willian Esper agradeceu: “É uma grande honra, recebo com grande emoção esse título. Nós trabalhamos para isso, para contribuir com o conhecimento e com a transformação da sociedade através dele. A UDC está à frente de muitas universidades, é inovadora, moderna, sua reitoria está sempre em busca do melhor para seus alunos. Receber este título significa muito. Obrigado”.
O Presidente do Inmetro Dr. Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior também se emocionou: “É bastante emocionante receber essa comenda. Sinto-me bastante honrado. Passei grande parte da minha vida nos bancos acadêmicos, como aluno e, também como professor. Ser reconhecido com tão grande homenagem me faz ter certeza de que o conhecimento é sempre a melhor escolha. Muito obrigado por essa oportunidade”.
Para a Reitora Profa. Rosicler Hauagge do Prado: “Fazer a entrega dos títulos Doutor Honoris Causa aos dois, que se tornaram importantes personagens em nossa instituição é uma honra. São pessoas de grande relevância para sociedade”.
O Dr. Fábio Prado falou com emoção dos homenageados: “Este é um momento de grande emoção para nossa instituição e para mim, que tenho o Dr. Mario Willian como um mentor e o Dr. Marcos Heleno como exemplo profissional e acadêmico”.
"É uma honra oferecer o título a pessoas tão importantes e que contribuem grandemente para o país”. Vice-reitor Dr. Acir Amilto do Prado.