Segundo relatório de Sondagem Industrial da CNI (Confederação Nacional da Indústria), as grandes empresas do ramo industrial tiveram um aumento na sua produção na passagem do mês de setembro para outubro deste ano. Evento é recorrente neste período do ano.
Entretanto, o valor indicado em outubro de 2023 ficou abaixo da média histórica, que é de 51,6. Foram entrevistadas 1.640 empresas entre 1º e 13 de novembro.
O índice geral da indústria ficou em 50,9, as de grande porte registraram um índice de 52,3. O das pequenas empresas ficou em 49,8, demonstrando estabilidade. Já o das médias ficou em 49,1 e o das pequenas em 49,8. Na pesquisa, valores acima de 50 denotam crescimento, abaixo disso registram redução.
A pesquisa mostra também que houve uma estabilidade da utilização da capacidade instalada. O valor de 71% corresponde a média histórica de outubro. A expectativa para exportação aponta para uma estabilidade de setembro para outubro (49,8), mas fica abaixo da média dos valores registrados em outros anos no mesmo período.
Estabilidade das vagas de emprego na indústria
Apesar dos números demonstrarem leve diminuição ou estabilidade, o índice que aponta a evolução do número de empregados aumentou e ficou acima de sua média histórica (49,1). Foi registrado o valor de 49,8, um crescimento em comparação com o mês anterior.
Ou seja, em um período em que se espera queda no número de empregos, em 2023 foi notada uma estabilidade.
Expectativas moderadas para novembro
Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica do CNI, aponta que apesar de um cenário não positivo, as projeções para os próximos meses entre os empresários é moderada.
A expectativa de demanda e de compras de matérias-primas marcaram 51 pontos. Os índices mostram um aumento em comparação com o mês anterior, mas também ficam abaixo de suas médias históricas.