Revap realiza parada para manutenção e implementação de projetos em SJC

Revap realiza parada para manutenção e implementação de projetos em SJC

Oficialmente começou a parada de manutenção da Revap. A refinaria, que está em São José dos Campos há 44 anos, realiza em 2025 o tradicional procedimento de manutenção que faz a cada 6 anos.

Durante a parada serão realizadas atividades de inspeção dos equipamentos industriais para corrigir e prevenir perdas produtivas e de eficiência, que possam eventualmente ocorrer durante a sua operação.

A parada de manutenção rendeu um investimento de R$2 bilhões para a refinaria, que pertence à Petrobrás. Agora, conforme o cronograma das atividades, os trabalhos de manutenção devem ser finalizados em novembro.

O período também será aproveitado para a implantação de outros projetos de engenharia, com destaque para a modernização que está sendo realizada no local, a fim de converter a produção do diesel S500, fabricado atualmente para o diesel S10.

Isso porque o combustível S10 é menos poluente. O projeto está recebendo um investimento de R$400 milhões e, quando estiver concluído, ajudará a refinaria a alcançar a meta estabelecida pelo governo brasileiro de redução de emissões.

Atualmente, a planta fabrica 6.500 metros cúbicos de diesel S500 e 7 mil metros cúbicos de S10. Até o final do ano, quando este projeto deverá ser finalizado, a produção de S10 da planta deve alcançar o número de 13.500 metros cúbicos. A produção do S500 será descontinuada.

Para se ter uma ideia mais precisa do que isso significa: o diesel S10 atualmente é usado por 70% dos veículos rodoviários no país. A empresa também fabrica o querosene usado no setor de aviação e é responsável por 50% do combustível usado na aviação nacional e 80% do combustível usado no aeroporto de Guarulhos.

A empresa vêm se preparando para a parada desde abril e contratando diversos profissionais como caldeireiros, eletricistas de força e controle, montadores de andaimes, soldadores, pintores e etc.

Calcula-se que, durante a parada de manutenção, cerca de 5 mil profissionais deverão participar de trabalhos na unidade, em diferentes períodos.

Créditos às fontes

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/03/23/revap-preve-contratacao-de-5-mil-pessoas-para-parada-tecnica-em-sao-jose-dos-campos-sp.ghtml

https://www.youtube.com/watch?v=ZRN54bDQO_o

https://www.meon.com.br/noticias/rmvale/revap-preve-contratacao-de-5-mil-pessoas-para-parada-tecnica

Fauzi Mendonça

Engenheiro Mecânico

Especializações

Mecatrônica e Gestão de Projetos

Redes sociais

Engenheiro Mecânico e profissional da área de projetos, escreve sobre projetos industriais de diversos segmentos, abordando todas as suas fases de implementação. Trata de assuntos como investimentos, escopo, objetivos, cronogramas e gestão de projetos.

Profissional graduado em Engenharia Mecânica, pós graduado em Mecatrônica, com MBA em Logística e Especialização em Gestão de Projetos

Profissional com mais de 20 anos de experiência com passagens por setores automotivo, químico, logístico e de maquinário industrial, sendo editor e colunista da Revista Manutenção.


loading Revap realiza parada para manutenção e implementação de projetos em SJC - Revista Manutenção Não há mais arquivos para exibir