Novas certificações API SP e ILSAC GF-6, em combinação com a tecnologia exclusiva, promovem desempenho de excelência dos produtos, que serão vendidos em embalagens sustentáveis.
Rio de Janeiro, 21 de julho de 2020 – A nova linha de lubrificantes lançada pela Shell no Brasil atende às mais modernas especificações do segmento: API SP e ILSAC GF-6. São três produtos de alta performance - Shell Helix Ultra 5W-30 API SP GF-6A, Shell Helix Protect 5W-30 e Shell Helix Power 0W-20 -, que têm como um dos diferenciais a tecnologia exclusiva PurePlus, responsável por ajudar a aumentar a vida útil do motor ao unir aditivos específicos a um processo que converte gás natural em óleo-base cristalino, com 99,5% de pureza, mantendo o motor similar ao de um veículo 0km em termos de limpeza.
O lançamento também reforça o compromisso da Shell com a sustentabilidade. Atualmente, todas as embalagens de lubrificantes de 1 litro, incluindo as da nova linha, têm na composição plástico produzido a partir da cana-de-açúcar, o que resulta em expressiva redução na emissão de CO2 durante o processo de produção desses itens. Além disso, a tecnologia PurePlus promove maior eficiência energética ao motor, reduzindo o consumo de combustível e emissões. A companhia trabalha em alinhamento com a ambição global de diminuir as emissões de gás carbônico pela metade até 2050 e, para isso, reavalia toda a sua cadeia de suprimentos, sempre com foco no melhor desempenho para os consumidores.
“Uma das premissas da Shell é oferecer excelência em performance. Por isso, a empresa constantemente desenvolve pesquisas em busca de inovação e acompanha tendências do mercado. Ao atender padrões mais avançados como a API SP e o ILSAC GF-6, aliados à nossa tecnologia PurePlus, entregamos aos nossos consumidores produtos de alta qualidade, que atendem à uma ampla gama de certificações da indústria e contam com a aprovação dos principais fabricantes de veículos e motores do mundo”, destaca Luiz Eduardo Passos, General Manager de Lubrificantes da Shell Brasil.
O Shell Helix Ultra foi desenvolvido para oferecer benefícios importantes ao consumidor, como maior economia de combustível e proteção insuperável contra sujeira e desgaste. O produto pode ser encontrado em oficinas, postos de combustível Shell e demais pontos de venda e troca de óleo no país. Já o Shell Helix Power e o Shell Helix Protect, que serão oferecidos exclusivamente na rede de mais de seis mil postos Shell, foram desenvolvidos a partir de parceria com técnicos e cientistas responsáveis pela gasolina premium Shell V-Power. Quando usados em combinação, um maior desempenho e eficiência são atingidos, mas também é esperada uma excelente performance dos lubrificantes em associação com outros tipos de combustíveis. O Shell Helix Power possui formulação especial para ajudar o motor a alcançar sua potência máxima, enquanto o Shell Helix Protect foi desenvolvido para proteger e revitalizar as peças do motor, aumentando sua vida útil e eficiência.
Mais sobre API SP e ILSAC GF-6
A classificação “S” da sigla API (que significa American Petroleum Institute, responsável pela especificação) indica que a categoria de aplicação é voltada para carros à gasolina, etanol e GNV. A letra “P” representa o mais recente nível de desenvolvimento do lubrificante no momento, ou seja, os óleos API SP são os que têm a formulação mais moderna.
Já a sigla ILSAC representa o Comitê Internacional de Padronização e Aprovação de Lubrificantes (em inglês, International Lubricants Standardization and Approval Committee), formado por fabricantes dos Estados Unidos e do Japão. A certificação estabelece níveis mínimos de desempenho para os óleos lubrificantes, considerando pontos como economia de combustível, volatilidade, oxidação, entre outros. Atualmente, a classificação mais avançada é o selo GF-6.
Sobre os lubrificantes Shell
Líder mundial em vendas de lubrificantes por treze anos consecutivos*, a Shell comercializa um vasto portfólio voltado à aplicação em diversas áreas: veículos leves, pesados e indústria. Shell Helix é a linha para automóveis, enquanto Shell Rimula é aplicada em veículos pesados e Shell Advance em motocicletas. Os produtos para indústria se dividem em Shell Tellus e Shell Omala, entre outros.
A empresa possui uma fábrica de lubrificantes na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. No mundo, a Shell produz óleos básicos a partir de oito diferentes plantas e finaliza o produto combinando estes óleos básicos com os pacotes de aditivos de última geração em mais de 50 plantas. A distribuição e comercialização dos lubrificantes é feita em mais de 100 países.
*De acordo com estudo realizado pela Kline & Company.