Utilizada por acadêmicos, pesquisadores e cientistas, a plataforma Lattes está fora do ar há quatro dias, e não há previsão para o reestabelecimento do serviço prestado à sociedade pelo CNPq.
Mantida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a plataforma Lattes é fundamental para pesquisadores e cientistas, que dependem dela para realizar seus trabalhos.
Incidente ocorre após sequência de medidas de austeridade do Governo Federal, que segundo o portal Poder 360 impôs em 2021, para o CNPq, o menor orçamento do século 21.
Em nota divulgada no Twitter o CNPq informa que a causa do problem já foi identificada e que apesar da indisponibilidade dos sistemas, existem backups e que serão restaurados, portanto Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.
Informe CNPq
— CNPq (@CNPq_Oficial) July 27, 2021
Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, fazemos os seguintes esclarecimentos. pic.twitter.com/U3VtkrTdfm
“Pedimos desculpas pelo inconveniente e manteremos todos atualizados quando tivermos mais informações. Informamos que eventuais prazos referentes às chamadas do CNPq que possam ser prejudicados pelo problema serão reavaliados”, completou ainda.
Nota oficial divulgada no site do CNPq
O CNPq é o órgão que paga por bolsas de pesquisa para estudantes da pós-graduação e para o mestrado. É a principal ferramenta de incentivo à pesquisa, ciência e tecnologia no país.
Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.