Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Anunciantes
Revista Manutenção EDU

Tractian Gestão de Ativos

IGUR do Brasil

ENGETAG Consultoria

Midia Kit

A Matriz GUT, ou "Grids for Understanding Tasks", é uma ferramenta de gerenciamento de manutenção utilizada para ajudar a organizar e priorizar tarefas de manutenção. 

De acordo com Bastos (2014) a técnica GUT foi desenvolvida por Kepner e Tregoe, especialistas na solução de questões organizacionais. O objetivo desta técnica é orientar decisões mais complexas, para tanto é empregada para definir as prioridades dadas às diversas alternativas de ações.

A importância do setor de manutenção para a eficiência do processo de compras

Ela permite ao time de manutenção identificar rapidamente quais equipamentos requerem atenção imediata e quais podem ser deixados para uma data posterior, permitindo uma alocação eficiente dos recursos e garantindo que as tarefas mais importantes sejam concluídas em primeiro lugar. Além disso, a matriz também facilita a comunicação entre os diferentes departamentos, já que todas as informações relevantes estão centralizadas em um único lugar.

Dividida em G (Gravidade), U (Urgência) e T (Tendência), Daychoum (2011), a define como uma ferramenta que serve para priorizar os problemas e tratá-los. 

significado gut

No primeiro, refere-se ao impacto e prejuízo de determinado problema caso ocorra. 

Por isso, analisa-se os seguintes fatores: tarefas, pessoas, resultados, processos, organizações e claro, os resultados médio e longo prazo também são estudados. 

Em urgência, o tempo em que é necessário para resolução da tarefa sem que a produção seja afetada.

Por fim, T (tendência) é a possibilidade de aumento do problema, o quanto ele a pode crescer ao decorrer do tempo.

Assim, para cada fator atribui-se  uma pontuação numa escala de 1(um) a 5 (cinco). 

classificacao prioridades

Para ter o resultado das prioridades, basta efetuar o produto entre as notas atribuídas da seguinte forma: (G) x (U) x (T).  Quanto maior o indicador, maior priorização a tarefa deve ter. 

Depois, é fundamental que crie um ranking das prioridades. 

Por exemplo, se um compressor apresentou uma falha de lubrificação e um motor elétrico deu sinais de um desalinhamento, é preciso fazer a multiplicação dos três fatores e comparar. O problema com maior resultado é o mais grave, mais urgente e com tendência de piorar.

O papel dos lubrificantes industriais

Este ranking feito por Meireles (2001) ajuda a determinar a importância de cada atividade, assim elas podem ser ordenadas e executadas de forma decrescente, onde deve-se concluir as mais críticas primeiro.

Na manutenção, a ferramenta pode ser combinada ao PCM já que seu intuito é priorizar tarefas relacionadas a máquinas e equipamentos.  Além de mostrar a criticidade, de acordo com os níveis estabelecidos pela matriz. 

metodo de aplicacao

CMMS e Matriz Gut: uma relação de sucesso 

O uso de um software de gerenciamento de manutenção assistida por computador (CMMS) pode ajudar as equipes de manutenção a implementar a matriz GUT de forma mais eficiente e colocar os reparos em ação. 

Seu uso simplifica a visão da árvore de ativos, históricos de manutenção, inventário, entre outras funcionalidades que ajudam a obter informações importantes sobre cada máquina. 

CMMS: futuro planejado para o setor da manutenção?

imagem arvore de ativos

O CMMS também pode ajudar a equipe de manutenção a monitorar a tendência de um problema ao longo do tempo. Isso é especialmente útil para problemas que não são urgentes ou graves no momento, mas que podem se tornar mais graves se não forem resolvidos a tempo.

Por exemplo,  categorizando as gravidades, urgências e tendências de piora, tal ferramenta auxilia no planejamento fazendo a gestão completa dos ativos, automatizando planejamento e procedimentos para o time de manutenção. Ou seja, isso permite que o time de manutenção se concentre na realização das tarefas mais importantes e garanta a disponibilidade dos equipamentos críticos.

Referências 

MEIRELES, Manuel. Ferramentas administrativas para identificar, observar e analisar problemas: organizações com foco no cliente. São Paulo: Arte & Ciência, 2001.

BASTOS, M. Ferramentas da Qualidade – Matriz Gut, 2014. Disponível em http://www.portal-administracao.com/2014/01/matriz-gut-conceito-e-aplicacao.html. Acesso em 06/08/2017.

DAYCHOUM, M.. 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. Rio de Janeiro: Brasport, 2011.

PERIARD, Gustavo. Matriz Gut - Guia Completo. Disponível: Acesso em 25/09/2015.


COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE

Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
redacao O uso da Matriz GUT nos processos industriais  - Revista Manutenção
Redação
Nome: Redação
Website: http://www.revistamanutencao.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Editores, redatores e revisores


   Redes sociais: 
Linkedin
 
Facebook
 
Google+
 
Youtube
 
Twitter
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, assim como na gestão de ativos, recursos e serviços.

MISSÃO, VISÃO E VALORES:

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão citada acima e com os valores pormenorizados no seguinte documento: Institucional.html


 

Última edição

Edições anteriores

Literatura Técnica

<

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE