Bombas centrífugas são utilizadas amplamente na indústria para transporte de fluidos devido a sua flexibilidade operacional. Ela é um dispositivo comum na indústria que é usado para mover fluidos através de um sistema. Conforme Tsutiya (2006), as bombas centrífugas aceleram a massa líquida através da força centrífuga fornecida pelo giro do rotor, cedendo energia cinética à massa em movimento e transformando a energia cinética internamente em energia potencial de pressão.
Este equipamento é composto por vários componentes, incluindo um rotor, um eixo, uma caixa de bomba e um selo mecânico.
Por que a Manutenção Baseada em Uso ainda não é uma realidade nas indústrias?
O rotor é a parte móvel da bomba e é responsável por gerar a força centrífuga que é necessária para movimentar o fluido. Ele geralmente é feito de aço e tem lâminas ou palhetas montadas em seu exterior que ajudam a empurrar o fluido.
O eixo é a peça que faz a ligação entre o rotor e o motor que faz a bomba funcionar. Ele é responsável por transmitir a força do motor para o rotor, permitindo que este gire e movimente o fluido.
Os mancais têm a função de suportar o peso do corpo girante, forças radiais e axiais do rotor que ocorrem durante a operação.
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A caixa de bomba é a estrutura externa que mantém todos os componentes da bomba em seu lugar. Ela é geralmente feita de aço ou ferro fundido e tem uma abertura na parte superior e na parte inferior para permitir que o fluido entre e saia da bomba.
O selo mecânico é um componente importante que evita que o fluido vaze da bomba. Ele é colocado entre o eixo e a caixa de bomba e geralmente é feito de material resistente ao desgaste, como cerâmica ou grafite.
Esses são os principais componentes de uma bomba centrífuga na indústria. Juntos, eles trabalham em conjunto para movimentar fluidos de maneira eficiente e confiável em uma ampla variedade de aplicações industriais.
Principais problemas da bomba centrífuga
Um dos fatores que influenciam o bom desempenho de uma bomba é a sua correta instalação, quando isso não acontece desbalanceamento, desalinhamento, problema em rolamentos, vazamentos, folga na rotação, folga na fixação da bomba na estrutura e cavitação atingem o maquinário.
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A cavitação é um fenômeno complexo que atinge máquinas hidráulicas operando com líquidos. Nela há formação de bolhas de vapor dentro de um fluido em circulação, que acompanham ruídos causados pelas cavidades em colapso, excesso de vibração e redução na eficiência da bomba.
Ela irá ocorrer quando a pressão absoluta na entrada de sucção da bomba torna-se menor que a pressão de vapor do líquido bombeado levando à vaporização do mesmo e a formação de bolhas, que se chocam muito rapidamente umas de encontro às outras e de encontro às superfícies próximas que impedem seu deslocamento.
Quando as bolhas entram em colapso, um choque de alta energia no fluido em forma de onda é criado, reduzindo a eficiência do sistema já que o padrão de fluxo foi alterado.
Se uma bomba opera sob condições de cavitação por um longo período de tempo, o desgaste resultante pode assumir proporções tais que partículas de metal soltam-se do seu rotor. Esse desgaste pode ser determinado com base na redução do peso da peça em um determinado período de tempo, obtendo-se a taxa de perda de metal por cavitação ou taxa de erosão por cavitação.
Entenda o fenômeno da cavitação em bombas centrífugas
Referências Bibliográficas
PORTO, Rodrigo de Melo. Hidráulica Básica. 4.ed. São Carlos: EESC - USP, 2006. 540 p
HENN, Érico Antônio Lopes. Máquinas de fluido. 2.ed. Santa Maria, RS: Editora da UFSM, 2006. 474 p.
TSUTIYA, Milton Tomoyuki. Abastecimento de água. 3.ed. São Paulo: Escola Politécnica da USP, 2004. 643 p.