A Komatsu, renomada fabricante de equipamentos para os setores de mineração, construção e florestal, revelou um investimento adicional significativo de R$175 milhões no Brasil. O anúncio foi marcado pela divulgação da construção de uma nova planta industrial destinada à Divisão de Mineração, localizada em Contagem, região metropolitana de Minas Gerais. O projeto, que receberá um aporte inicial de R$120 milhões, evidencia o comprometimento da Komatsu em expandir suas operações no país.
Como uma das principais fabricantes globais de equipamentos para construção civil e mineração, a Komatsu mantém uma presença robusta, contando com 227 subsidiárias, das quais 16 estão no Japão e 211 espalhadas ao redor do mundo.
Ricardo Alexandre Vieira dos Santos, vice-presidente da Divisão de Mineração da Komatsu, destaca a importância estratégica desse passo: "Estamos dando um importante passo para suportar o crescimento da nossa frota no Brasil e aumentar a sinergia entre nossas operações. Além disso, Contagem tem localização geográfica estratégica, que favorece nossa logística e nos permite atender às demandas de todas as regiões em que ocorrem atividades de mineração."
Com todas as licenças necessárias garantidas e a conclusão da fase de planejamento, as obras da nova sede, abrangendo um centro de reparo de componentes, almoxarifado de peças e área administrativa de pessoal, começarão neste mês. A previsão é que a planta entre em operação no final de 2025, oferecendo um parque fabril moderno, com melhor fluxo produtivo e um alto padrão de segurança e eficiência.
A nova instalação refletirá os elevados padrões japoneses da Komatsu em áreas como segurança, tecnologia, qualidade, redução de emissão de CO2 e práticas globais sustentáveis, como a reutilização inteligente de peças para redução do custo total de propriedade dos equipamentos.
Santos destaca que diversas práticas sustentáveis já foram implementadas nas operações da Komatsu no Brasil antes mesmo do início das obras. A unidade de Contagem, concentrada em serviços para equipamentos de mineração, unificará as unidades de reforma de componentes e almoxarifados atualmente presentes em Lagoa Santa e Belo Horizonte.
A Komatsu, especializada em equipamentos de mineração com mais de 300 toneladas, reforçará seu compromisso com a segurança, qualidade e confiabilidade ao atender à manutenção e reparo desses complexos equipamentos e seus componentes e implementos em sua nova unidade em Contagem. O vice-presidente Santos informa que será intensificado o programa de capacitação, o Komatsu Immersion Program (KIP), em Minas Gerais, visando formar mão-de-obra especializada para a montagem e manutenção desses equipamentos de alta complexidade.