O Guia Salarial da Robert Half Talent Solutions, lançado globalmente em 18 locais, traz projeções e tendências para o mercado de trabalho brasileiro neste ano.
A pesquisa destaca a área de Engenharia, especialmente nos setores de Mineração e Energia, como uma das que mais deve contratar. A demanda concentra-se principalmente em profissionais que atuam como Gerente de Supply Chain, Gerente de Projetos, Gerente de Produção, Engenheiro de Automação e Especialista em Environmental, Social & Governance (ESG).
ESG na indústria: desafios na implementação, regulamentação e benefícios
Além disso, o Guia Salarial de 2024 identifica as competências técnicas e comportamentais mais procuradas pelas empresas nos próximos meses, incluindo fluência em idiomas, conhecimento em Sistemas de Gestão Integrada (SGI), capacidade de inovação, domínio do MS Project, habilidades tecnológicas, adaptabilidade, comunicação eficaz, perfil analítico, autonomia e flexibilidade.
Juntamente com essas habilidades, certificações em Ferramentas de Projetos, ESG, Tecnologia para Análise de Dados, Lean Manufacturing e Enterprise Resource Planning (ERP) também se destacam como critérios essenciais de contratação, conforme indicado pelo Guia.
Implementação do SAP PM: uma visão detalhada dos códigos e funcionamento do módulo
No entanto, apesar da alta demanda, a pesquisa ressalta que algumas funções enfrentarão dificuldades na busca por profissionais qualificados. Cargos como: Especialista em ESG, Gerente de Projetos na área de Mineração, Comprador no segmento de Energia Renovável e Engenheiro de Automação para a indústria são mencionados como particularmente desafiadores.